Couve-flor é das coisas que adoramos. Já fizemos este vegetal de muitas formas, mas talvez tenhamos postado pouco. Acho que um dos motivos é nunca sobra muito pra mostrar. Hoje fotografamos antes de saborear a couve-flor assada com páprica. Só pra garantir. Foi uma decisão acertada.
Como fazer
Uma das coisas que gostamos de dizer aqui no site é que, às vezes, mais importante que as quantidades exatas, é você entender a lógica do que vai fazer na cozinha. Isso vale muito para esta receita. A ideia é envolver a couve-flor num tempero com azeite, sal e páprica para depois colocá-la pra assar com dentes de alho com casca e amêndoas grosseiramente trituradas. Isso dá cor, sabor e textura ao prato.
Foi assim para duas pessoas
- 1 couve-flor pequena cortada em pequenos floretes
- uma colher de páprica doce (se gostar da páprica picante também vale)
- aproximadamente 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 4 dentes de alho com casca (vai do seu gosto, pode ser mais)
- pitada de pimenta rosa, branca e preta moída na hora
- pitada de cominho moído na hora
- sal a gosto
Misture o azeite, os temperos e o sal. Numa vasilha coloque os floretes e os dentes de alho. Regue com o azeite temperado e misture tudo com uma colher. Inclua as amêndoas. Misture bem. Coloque numa assadeira e leve ao forno aquecido (de médio para forte) para asar por aproximadamente 15 min. Neste tempo mexa pelo menos uma vez, para garantir o cozimento uniforme.
Depois de pronto, retire a casca do alho e sirva sobre os floretes. O alho assado fica picante e adocicado. Um sabor intenso pra acompanhar a couve-flor assada.
Depois é só se deliciar.
Aqui temos a tradicional couve-flor gratinada.
Já conhece o nosso Pinterest? Siga-nos e salve as suas receitas preferidas.