É bem verdade que há pouca coisa no mundo melhor do que uma costela assada em fogo de chão, por horas, até soltar o osso. Mas não é porque vivemos em apartamento que vamos nos privar da maravilha que é degustar uma costela. Atacamos de costela no forno, e ficou bem legal.
Para fazer a costela no forno você precisa de uma boa costela, sal grosso e papel alumínio. Ah, e paciência, porque o segredo é assar de mansinho, em fogo lento, para ela ir rompendo as fibras até soltar do osso e ficar quase desmanchando, como deve ser.
A costela que usamos é especial. Compramos direto de um produtor que cria gado sem antibióticos, solto no pasto. Uma carne orgânica, digamos assim.
Embrulhar e assar
A preparação é muito simples. Tempera-se a costela com sal grosso e a embrulha em papel de alumínio, bem fechadinho. Colocamos numa forma com o osso para baixo e levamos para o forno.
Deixe o forno perto dos 140°, de médio para baixo, e deixe a costela lá por umas três horas. Neste tempo abra o papel alumínio e volte para o forno para ela dourar por mais ou menos uma hora.
Pronto. É só se esbaldar quando o osso estiver se soltando da carne sem que se faça muito esforços.
Costela é carne gorda e saborosa. Sua gordura se espalha pela boca, quase pedindo a companhia de um malbec. Mendonsino, por supuesto! Acompanhamos com uma salada de folhas verdes (radicio e alface) e mandioca (aipim) cozida e puxada na manteiga com cebolinha verde.
Um almoço campeiro na mesa do apartamento.
Aqui mais uma opção de carne assada no forno
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.