Que tal fazer um conserva de limão siciliano em sal pra ter um tempero fantástico pra usar em vários pratos e transformar a sua comida? Ela vira um coringa que dura meses e é capaz de dar toques espetaculares em vários preparos: molhos, farofas, carnes, peixes… Realmente vira um ingrediente com poderes mágicos.
E o bom é que é bem fácil de fazer. Quem mais trabalha é tempo, já que são pelo menos 30 dias de cura para ficar legal de usar a primeira vez.
Como fazer
Você vai precisar de um pote hermeticamente fechado, a quantidade de limões sicilianos suficientes para encher este pote e sal grosso o suficiente para cobrir os limões. Além disso sugerimos pimentas em grão e folhas de louro .
Lave o pote muito bem e dixe secar.
Lave os limões e seque-os. Depois corte-os em cruz, mas sem separar a parte de baixo. Preencha a parte berta dos limões com sal e vá acomodando um por um no pote, deixando-os bem apertados. Depois do pote cheio, cubra os limões com a mistura de sal e temperos deixando tudo bem apertado.
A cura
O pote deve ser fechado completamente e embrulhado em papel alumínio ou algo que o proteja de luz e ser guardado na geladeira. Ele deve curtir por pelo menos 30 dias, sendo que uma vez por semana é bom dar uma sacudida no pote.
O resultado é um limão confitado. O sal vai derreter em boa parte.
Como usar
O limão e conserva também conhecido como limão confitado, dura bastante tempo e a gente usa aos poucos, como tempero. Para incrementar qualquer receita – doce ou salgada – que peça um toque de limão ele faz muito bem o serviço. Basta a gente retirar um pedaço do pote, enxugar para tirar o excesso de sal e picar miudinho. A maior concentração de sabor fica na casca. Mesmo a parte branca da casca perde seu travor e fica muito saborosa.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas