E eu, que sou declaradamente fã de café espresso, um belo dia cedi à curiosidade pelos cafés gelados. Fazia um calor infernal em Florianópolis e eu pedi numa cafeteria de muita confiança um café gelado. O caminho para a cafeína em baixa temperatura foi aberto por um airpress on the rock’s e pavimentado dois dias depois com um cold brew. O que eu fiz em casa – e vou contar como – foi um cold brew com prensa francesa.
O que é cold brew
A tradução de cold brew seria extração a frio. É exatamente é um café que se extrai a frio, sem usar água quente. Há vários cafés gelados que são feitos a partir do café expresso ou do coado aos quais se adiciona gelo ou sorvete. Mas o cold brew é extraído a frio, num processo que deve levar pelo menos 12 horas, mas dizem os profissionais que o ideal é 18 horas.
Como fazer
Após pesquisar em alguns livros e sites cheguei à receita que estava ao meu alcance. E foi bem fácil de fazer. Mas foi preciso ter dois equipamentos que talvez nem todos tenham em casa: um moedor de café e uma prensa francesa. Mas todo mundo que ama café, se não tem, deseja ter estas tralhas.
A prensa francesa é só uma opção, ele também pode ser coado em filtro de pano ou papel, ou processos semelhantes.
As dicas que encontrei dizem que a base da infusão é 10g de café moído bem grosso para cada 100 ml de água filtrada. Moí, pesei 30g, coloquei num vidro de conserva reaproveitado, adiconei 300ml de água tampei e levei para a geladeira.
Dezesseis horas depois retirei a infusão da geladeira e passei para a prensa francesa para coar o café. Depois de coado verti num copo com duas rodelas de limão (achei boa a recomendação de alguns baristas) e muito gelo.
Resultado
É apaixonante. Porque mesmo que pareça ser um refresco, continua sendo um café. A extração a frio explora propriedade do café diferentes das obtidas nos processos a quente. A bebida fica mais frutada, mais adocicada e com bastante cafeína. Para quem gosta de café “para acordar” é a receita certa. A razão é a infusão prolongada.
Como ninguém vai querer esperar 12 ou 18 horas para tomar seu próximo café, o cold brew pode ser guardado na geladeira por até três dias sem perder as propriedades. O que, cá pata nós, vira uma mão na roda.
Há cafeterias que fabricam vendem o cold brew engarrafado, mais aí já é processo industrializado.
Comentários sobre o cold brew
O cold brew com prensa francesa é adorável. A receita com gelo e limão é só uma possibilidade. Ele deve ficar excelente num afogato, derramado sobre uma bola de sorvete, ou mesmo como elemento de drinks alcoólicos. Mas no quesito cafés gelados eu sou crente novo… Preciso desbravar esta novidade no meu paladar.
LEIA AQUI SOBRE O CAFÉ ESPRESSO PERFEITO
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.