Adoro folhear as minhas revistas e livros de receita. Sempre que preciso organizar um cardápio, ou quero fazer algo especial, uma pilha de livros e revistas começa a se formar e circula entre a sala e o escritório. Passo dias lendo e pensando combinações. Acabo redescobrindo receitas que, logo, já me inspiram para as nossas refeições do dia a dia. Aí apareceu este Cheesecake com calda de frutas vermelhas.
No caso deste cheesecake, procurava uma receita cheia de frutas, bonita e com cara de verão (não necessariamente muito leve!). Quando a vi, não resisti, e como fiz uma busca no mercado e achei todas as frutas, inclusive framboesa, que é uma raridade por aqui, voltei decidida a fazê-la.
O cheesecake não é difícil de preparar, mas envolve várias etapas e pede uma certa organização na cozinha. Veja, no nosso caso, a cozinha estava num dia de turbilhão. Quando deu o tempo, olhei-o no forno e achei que estava muito branquinho. Pensei que havia deligado o forno e deixei dentro só para uma coradinha. Nem preciso contar que passou do tempo e secou demais… mas ficou uma delícia, a calda ficou fantástica e a torta linda.
Receita (Sílvia Siviere, Revista Gula 172, 2007)
Massa
– 70 g de manteiga
– 100 g de biscoitos maisena triturados
– 20 g de de açúcar (não coloquei)
– manteiga para untar a forma
Derreta a manteiga e misture-a com o biscoito triturado e o açúcar. Unte uma forma de fundo removível (25 cm de diâmetro) com uma camada bem fina de manteiga.
Coloque a massa no fundo da forma, pressionando bem para que fique bem compactada. Não coloque nas laterais. Leve ao forno preaquecido a 180º C, para um pré-cozimento por aproximadamente sete minutos, ou até que esteja levemente dourada. Deixe esfriar completamente antes de colocar o recheio.
Recheio
– 180 g de açúcar
– 30 g de maisena
– 560 g de cream cheese
– 2 ovos
– 1 gema
– 80 g de creme de leite fresco
– gotas de extrato de baunilha para aromatizar
– raspas de limão a gosto (usei limão siciliano)
Peneire o açúcar com a maisena. Numa batedeira, bata essa mistura com o cream cheese, em velocidade média, até obter uma mistura bem cremosa.
Numa tigela, misture os ovos, a gema, a baunilha e as raspas de limão. Junte ao cream cheese aos poucos, misturando bem. Adicione o creme de leite e misture. Coloque essa mistura sobre a massa pré-assada.
Asse em forno preaquecido a 150º C por aproximadamente 50 min ou até que o centro comece a ficar firme, mas a torta ainda esteja bem clara. Se assar demais o recheio vai rachar.
Leve à geladeira por no mínimo seis horas, de preferência de um dia para o outro.
Calda de frutas vermelhas
– 150 g de framboesas
– 150 g de amoras
– 150 g mirtilos
– 2 colheres (sopa) de cognac (usei Kirsch e incluí algumas cerejas também)
– 80g de açúcar
Coloque todas as frutas numa tigela, regue com a bebida e por fim polvilhe o açúcar. Vede a tigela com papel filme e coloque-a na geladeira por pelo menos duas horas.
Finalização
Disponha a calda sobre a torta fria e conserve na geladeira até a hora de servir.
Delicie-se!!
A batedeira é essencial? Pode fazer misturando tudo? Obrigado
Com um batedor de arame (fue) você vai conseguir, com certeza. Mas tem que bater bem para obter uma mistura bem homogênea. Obrigado pela visita!