Pouca coisa é tão tosca quanto a suposta classificação das carnes em “de primeira” e “de segunda”. Quem inventou isso não entendia nem de carne nem de cozinha. Todas as carnes são saborosas se receberem o preparo adequado, a não ser que se prefira exibir a conta do supermercado ao invés de um prato saboroso.
Ícone da “carne de segunda” o músculo rende pratos extraordinários. Obviamente não é carne para ser grelhada ou assada, mas se extrai o máximo de sabor e textura se for preparada em cozimentos longos, em caldos e sopas.
Pois foi com um pedaço de músculo cortado em cubos grandes que preparei o almoço de domingo. Um molho substancioso para acompanhar uma massa. Preparo é demorado, mas não é trabalhoso.
Na panela espaçosa quente entraram cubos de bacon que soltaram gordura até dourar. E logo ganharam a companhia dos cubos de carne polvilhados com farinha de trigo. Deixar a carne ficar bem dourada vai fazer muita diferença na aparência final do prato.
Com a carne dourada adicionamos uma cebola picada, duas cenouras pequenas em rodelas finas, meio pimentão vermelho e dois dentes de alho grandes, também picados. Quando tudo estiver refogado juntamos dois tomates pequenos picados e deixamos refogar mais um pouco.
Para cozinhar acrescentamos um copo de vinho tinto seco. Para temperar, além de sal e pimenta, uma folha de louro, um galhinho de alecrim e um pouco de manjerona seca. O cozimento em fogo baixo leva de uma hora e meia a duas horas, ou até que a carne esteja se desmanchando com a pressão de uma colher.
Servimos com massa do tipo pene, mas vai bem com arroz e até só com um pão fresquinho. Uma salada de agrião complementa a refeição com louvor. E, cá para nós, é um prato “de primeira”.
Uma vez, na faculdade, um professor disse uma verdade absoluta: ‘não existe carne de segunda; apenas cozinheiros de segunda.’
Boa frase. É isso aí: cozinheiros de segunda!
Meu prato preferido. Isso sem provar a carne de panela de vocês.
Concordo totalmente! Carne de primeira e de segunda deveria ser em relação à qualidade do animal, e não ao corte!!
Aproveito para te convidar à participar do sorteio lá no meu blog, o Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey’s, para comemorar a nova parceria! beijos