A combinação de carne de porco com abacaxi é tradicional, mais do que um clássico da culinária. Resolvemos explorar esta tradição com sabores mais marcantes, preparando uma entrada simpática e de forte presença no paladar. Hoje a receita é de canapés de carne suína com chutney de abacaxi.
Preparando a carne
Usamos dois filets mignons suínos para fazer a “base” dos canapés. De um dia para o outro deixamos a carne marinar numa mistura de molho de soja (shoyu), azeite de oliva, curry indiano, pimentas (síria, branca, preta, rosa), sal e suco de limão. A ideia é ter mesmo um tempero forte e marcante.
Em 30 minutos de forno alto tínhamos os filets assados, bem dourados. Aí deixamos a carne esfriar na geladeira para ter um corte mais firme. As fatias finas e naturalmente redondas formam a base especial para os canapés.
O Chutney
Usamos uma receita base e mudamos um pouco pois queríamos o chutney picante mas com o amarelo do abacaxi.
- 1 colher de manteiga
- 1 dente de alho
- ½ cebola roxa picadinha
- ½ colher (chá) de pimenta dedo de moça
- 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
- ½ colher (chá) de curry em pó
- suco de um limão
- ½ pimentão vermelho em cubinhos (não coloquei)
- ½ pimentão verde picado em cubinhos (não coloquei)
- 2 maçãs tipo Fuji cortadas em cubinhos (não coloquei)
- 1 abacaxi cortado em cubinhos pequenos
- 3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
- ½ xícara de uvas- passas (não coloquei)
- 1 pitada de sal
Modo de fazer
Numa panela refogue a cebola na manteiga. Em seguida acrescente o alho picadinho, a pimenta dedo de moça e o gengibre e misture tudo.
Acrescente o curry, o suco de limão, os pimentões, as maçãs, o abacaxi e o açúcar mascavo. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns cinco minutos em fogo baixo. Em seguida acrescente as uvas passas e o sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que todo o líquido tenha evaporado. Eu queria o meu chutney com uma textura parecida com a de geleia por isso acrescentei um pouquinho de água e deixei cozinhar mais tempo. Também acrescentei hortelã picadinha no final. Foi bom, pois o contraste acentuou o sabor do abacaxi.
Por fim, retire do fogo e sirva à temperatura ambiente.
Combinação perfeita e deliciosa. Sem contar que ficou linda e deu à mesa o clima festa.
Aqui temos outro canapé incrível de palmito com caviar de tapioca.