Na linha do menos é mais, o canapé de gravlax dá um show. Na verdade apenas uma fatia fininha sobre uma fatia de pão, e um molho delicado para contrastar. E assim temos um petisco delicioso.
Gravlax é um nome complicado para algo muito simples: salmão curado no sal por alguns dias. É uma especialidade da culinária escandinava que se prepara com poucos ingredientes e alguns dias de espera.
Neste post temos um passo a passo completo de como fazer seu próprio gravlax. Além de um belo pedaço de salmão, você vai precisar de poucos ingredientes e paciência, que ele leva uns dias para ficar curado no ponto certo.
Os canapés
Usamos um bom pão artesanal de fermentação natural, um multigrãos. Cortamos em fatias de 1cm e colocamos sobre ele as fatias do gravlax. O segredo é cortar a fatia mais fina que conseguir, com uma faca bem afiada. Parece que quanto mais fina, mais o sabor aparece e a textura fica agradável, quase derretendo na boca. É possível usar pequenas torradinhas ou um biscoito salgado, mas de gosto neutro.
Para contrastar com a intensidade do salmão, colocamos sobre ele um molho bem delicado feito apenas de nata, uma pitada de sal, um toque de mostarda Dijon e gotas de limão. Como se fosse um creme azedo.
Enfeitamos com raminhos de endro (funcho) que, além do visual, empresta perfume e sabor que compõem bem com o conjunto.
Estes canapés caem bem com muitas bebidas. Espumante, vinho branco, cerveja… São muitas possibilidade!
Experimente e delicie-se.
Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve nas suas receitas preferidas.