Não é lindo um abacaxi cortado ao meio cheio de camarões perfumados e coloridos? Um prato evidentemente delicioso com capacidade de enfeitar a mesa e ganhar nota 10 no quesito “comer com os olhos”. E, tirando a parte de esculpir o abacaxi, não há nenhuma complicação para fazer camarão no abacaxi.
É verdade que fazer este prato na brasa ou num forno a lenha tornaria tudo mais lindo. Não por acaso foi um show no programa de TV do Felipe Bronze. Mas dá para fazer muito bem no fogão e num forno convencional. Foi como a gente fez.
Este prato é um dos carros chefes da praia de Jericoacoara, no Ceará. Mas também tem uma pegada tailandesa. Mas o que importa é que é boa demais a composição agridoce com os componentes picantes.
Ingredientes
Para quatro pessoas vamos precisar:
- 1 abacaxi (não precisa estar muito maduro)
- 500g de camarões médios descascados e limpos
- 200 ml de leite de coco
- ½ xícara de coentro picado
- pimenta rosa (aroeira) a gosto
- 1 pimenta dedo de moça
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de café de curry
- suco de 1 limão
- óleo de coco para refogar
- Sal e pimenta do reino a gosto
- ¼ de xícara de queijo ralado (opcional)
- ¼ de xícara de farinha de rosca
Camarão marinado
Antes de tudo vamos temperar o camarão que já deve estar descascado, limpo e seco com papel toalha. Temperamos ele com o alho espremido, curry, um pouco do suco de limão, pimenta do reino, pimenta rosa e sal. Reservamos para pegar gosto.
Abrindo o abacaxi
Corte o abacaxi pela metade na longitudinal. Um dica decorativa é preservar a coroa (a gente não fez isto neste caso). Então a gente retira com uma faca só a parte central mais dura, preservando a poupa. Temperamos com sal e pimenta rosa esmagada grosseiramente e levamos a uma frigideira bem quente untada com óleo de coco. A ideia é só selar o abacaxi até ele começar a dourar. Fazemos isto com as duas metades.
Assim que os abacaxis esfriarem a gente faz a “canoa” retirando cuidadosamente a polpa que deve ser cortada em cubos e reservada. Cuide para não furar a casca do abacaxi.
Os cubos de polpa de abacaxi a gente retorna para a frigideira com um pouco mais de óleo de coco, sempre muito quente. Refogamos com um pouco mais de sal e pimenta rosa até começar a caramelizar. Reservamos.
Um dica preciosa
Esta dica evita que aconteça uma tragédia com a receita. Enquanto crus o abacaxi e o camarão não devem entrar em contato. Se isto acontecer o camarão vai amolecer e ficar quase pastoso e sem a textura agradável que lhe é peculiar. Então, para refogar o abacaxi ou limpe bem a frigideira quem que refogou o abacaxi ou use outra.
Reforgar o camarão
Na frigideira com óleo de coco refogamos o camarão rapidamente, só até que fique rosado. Então, já cozido, podemos juntá-lo à poupa de abacaxi refogada. Aí juntamos o coentro, a pimenta dedo de moça picadinha e o leite de coco que vai unir tudo. Mais um toque de suco de limão vai dar um toque de frescor e acidez desejado.
Se quiser incrementar ainda mais esta mistura pode-se juntar um pouco de capim limão e raspas de casca de limão. Confira o sal e corrija, se necessário.
Montagem
Agora é só acomodar a mistura de camarão e abacaxi nas cascas do abacaxi e cobrir com um queijo ralado (há quem não goste de queijo com frutos do mar) e a farinha de rosca. A ideia é conseguir uma leve casquinha ao gratinar.
Leve ao forno muito quente (regulamos o nosso em 300ºC) e gratine até o queijo e a farinha formarem uma camada crocante. Pronto!
Para acompanhar sugerimos um bom arroz basmati e a salada de sua preferência.
Adoramos camarão. Aqui tem mais receitas com esta maravilhosidade.