Tem coisas que a gente precisa saber fazer na cozinha pra ter uma carta na manga. Quando o assunto é sobremesa nada é mais gostoso que uma versátil calda de chocolate cremosa.
Aqui em casa temos sempre na dispensa bom chocolate em gotas e fruta congelada no freezer. Estas são opções práticas pra fazer algo simples se transformar numa sobremesa incrível e irresistível. São estas coisas que dão um toque especial a um bolo, panquecas, sorvetes… Enfim, fazem mágica na cozinha.
Das várias caldas que já fiz, esta receita foi amor a primeira vista. Ela pode ser uma calda mais fina ou, se deixada mais tempo cozinhando, faz uma calda espessa e cremosa. Pode ser guardada na geladeira por uns dias, aproximadamente uma semana. Quando gelada ela vai endurecer, mas aí é só colocar num banho maria antes de servir e ela já fica líquida novamente, rapidinho.
Usando um bom chocolate com 50% ou 70% de cacau, ela vai ter esta cor incrível. E, pra finalizar, o maior trunfo desta receita é que é muito fácil de fazer. Sério, é muito fácil de fazer!!
A receita original é do livro do Pierre Hermé e foi adaptada pela chef Karen Goldman, que postou aqui.
Fizemos e aprovamos.
Como fazer a calda de chocolate
- 130 g de bom chocolate amargo (usamos Callebaut 54.5%)
- 30 g de açúcar
- 200 ml de água
- 125 ml de creme de leite fresco (segundo a chef pode ser líquido, grosso ou creme de coco ou creme de soja)
- 1/2 vagem de baunilha da qual você já usou as sementes ou 1/4 de colherinha de chá de uma boníssima essência (opcional – não usamos!)
Numa panela de fundo grosso coloque o chocolate (se ele for em barra quebre em pedaços, quanto menor mais rápido vai derreter). Em seguida acrescente todos os outros ingredientes e misture tudo. Deixe ferver, abaixe o fogo e reduza o calor por cerca de dez minutos, mexendo frequentemente até obter uma textura de calda. Ela vai engrossando e ficando bem brilhante. Não precisa passar deste tempo, pois ela vai engrossar mais quando esfriar.
Use como quiser e guarde o resto em um recipiente de vidro hermeticamente fechado no geladeira por até uma semana.
Não é demais?
Como o Gastão adora chocolate, aproveitou pra se esbaldar. Sabe aquela brincadeira de mergulhar o bolo no chocolate? Pois é… Não deu pra resistir. Também já usamos a calda sobre sorvete e com fruta fresca, tipo fondue.
Aproveita esta calda e depois conte-nos como ficou.
Quer bolos que combinam com calda de chocolate? Temos aqui e aqui.
Já conhece o nosso Pinterest? Passa lá e salve as suas receitas preferidas.