O livro À Mesa com Monet é uma preciosidade por suas lindas imagens. E também pelo lirismo como nos leva de volta a 1883, época que Claude Monet e sua esposa, Alice instalaram-se definitivamente em Giverny, França, com seus filhos. Sem dúvida, também é um livro adorável por suas receitas. Já postamos aqui a receita de um bolo e um pouquinho do que trata o livro.Hoje faremos caçarola de frango.
Desta vez recorremos ao livro para fazer um frango para o almoço da segunda-feira. Tornou a comida trivial do início da semana num almoço de gala. Sem contar que é uma receita relativamente prática.
Receita
Segue, então, a receita da Caçarola de frango ou Poulet en cocotte com as devidas adaptações que fizemos:
- 50 g de manteiga
- 200 g de toucinho magro em cubinhos (coloquei uns 100g)
- 2 cebolas em rodelas finas (coloquei uma)
- 1 frango caipira de 1,4 kg, amarrado com barbante (usei três peitos de frango caipira, ficaria ainda melhor se fosse sobrecoxa)
- 125 ml de vinho branco seco (na falta do vinho branco usei Jerez)
- 50 g de cogumelos em fatias (usei shitake)
- sal e pimenta moída na hora
Como fazer
Acenda o forno em temperatura branda e deixe aquecendo.
Numa panela que possa ir com a tampa ao forno, derreta a manteiga (coloquei um fio de azeite para a manteiga não queimar). Em seguida coloque o toucinho e deixe dourar um pouco. Por fim, acrescente a cebola e deixe que doure bem. Retire tudo da panela e reserve. Na mesma panela coloque um fio de azeite, em seguida o frango temperado com sal e pimenta, deixando dourar por igual. Recoloque o toucinho e a cebola na panela, adicione o vinho. Tempere com um pouquinho a mais de sal. Feche hermeticamente a panela e leve ao forno durante duas horas. Vinte minutos antes de terminar o cozimento acrescente os cogumelos (neste momento aproveite para avaliar se está muito seco, se for o caso coloque um pouquinho de água para ter mais molho).
Finalize com um punhado de salsinha e bon appétit!
Servimos com arroz e uma salada de repolho e cenoura refogados. Ficou bem legal!
Uma delícia, acho que vou experimentar 🙂
adorei a receita , posso substituir o cogumelo por outro legume, pois a turma não gosta nem em conserva.
Oi, Maria Cristina. A combinação cebola + cogumelo + toucinho é bem especial e difícil de substituir… Acho que ervilhas (daquelas congeladas, sabe?) pode ser uma alternativa. Outra medida mais radical talvez seja não colocar nada, apenas excluir o cogumelo. Quando fizeres volte pra contar como ficou, tá? Abs.
Que prato maravilhoso! Adorei! Beijinhos