Para os aficionados por receitas fáceis, esta é imbatível. Definitivamente, o brownie de chocolate com banana é muito fácil. Não tem muito drama e é bem rápida de fazer.
Como sempre, a dica é a qualidade dos ingredientes que se usa. Usei ovos orgânicos, cacau em pó e chocolate em gotas de excelente qualidade. Por isso o brownie ficou bem escuro e com o sabor de chocolate bem marcado. A combinação chocolate e banana é clássica e, na minha opinião, perfeita. O sabor da banana também é marcante.
Outro ponto a favor da receita é que é bem nutritiva, um bom motivo para permitir-se este pequeno prazer sem a demasiada culpa que se tem hoje em dia diante da comida.
Comecinho de conversa
Antes de mais nada vamos definir o que é Browmie. Podemos começar dizendo que é um bolo denso de chocolate, típico da culinária das Estados unidos. Não leva fermento. Tem a textura entre o bolo de chocolate e os cookies. Com o tempo ganhou sofisticação e ingredientes adicionais, como nozes, castanhas e pedacinhos de chocolate. Logo, ganhou status de sobremesa. Normalmente é servido aquecido, cortado no formato quadrado e acompanhado de um bom sorvete.
Receita de Brownie de chocolate com banana
- 3 bananas nanicas maduras (usei banana prata)
- ½ xícara de manteiga derretida
- 2 ovos batidos
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
- 1 xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de cacau em pó
- ¾ xícara de açúcar mascavo
- 1 pitada de canela em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó (coloquei uma pitada de bicarbonato de sódio)
- 150 g de chocolate ao leite em pequenos pedaços ou daqueles já comprados em gotas (usei gotas de chocolate meio amargo com bom percentual de cacau).
- Acrescentei nozes para decorar
Modo de fazer
Para facilitar a sua vida junte todos os ingredientes antes de começar a fazer o brownie.
Em seguida coloque o forno para aquecer.
Numa vasilha amasse as bananas e junte à elas os ingredientes úmidos: a manteiga derretida, os ovos e a baunilha.
Noutro recipiente, misture os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, a canela, o sal, o fermento e o cacau em pó. Gosto de misturar os ingredientes com um batedor (fouet), assim a mistura fica bem soltinha e aerada.
Acrescente, aos poucos, os secos aos úmidos mexendo para que os ingredientes sejam bem incorporados. Por fim, junte o chocolate aos pedaços.
Coloque a massa numa forma untada, decore com as nozes (opcional) e leve ao forno já aquecido a 180º C por aproximadamente 20 minutos (o tempo de forno vai depender do seu gosto, se gostar mais sequinho deixe mais tempo).
Depois é só se deliciar.