Para uma tarde de domingo, com direito a bom chocolate em forma de guloseima, digna de acompanhar um café cremoso, nada melhor que um bom brownie. Por incrível que pareça uma receita fácil, apesar de toda a sua sofisticação. Coisa fundamental para quem não tem muito tempo, no meu caso, aproveitando um intervalo entre uma produção fotográfica e a leitura de teorias da imagem e história da fotografia. Sim, muitos momentos de estudo por aqui…
Na cozinha, depois de separar ingredientes básicos, como manteiga, ovos e gotas de chocolate, recorri a uma receita que há algum tempo já estava separada. Foi retirada daqui e adaptada, pois queria um brownie clássico com nozes.
Ficou simplesmente divino, apesar de eu ter deixado ele passar um pouquinho. Eis que o telefone tocou nos minutos finais de forno, fui ao fogão apaguei o fogo, mas deixei o refratário dentro do forno, danou-se… O ponto é quando ele quebra a casquinha e ainda está bem cremoso no seu interior. Como farei de novo esta receita, certamente veremos ela mais cremosa por aqui.
Ingredientes
Para a receita foram (segui as adaptações proposta na receita da Simone, do Chocolatria):
- 250 g de chocolate meio amargo em gotas (Callebaut)
- 150 g de manteiga sem sal
- 4 ovos (usei ovos caipiras bem grandes)
- 150 g de açúcar refinado
- 100 g de açúcar mascavo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher(chá) de baunilha
- 150 g de farinha de trigo
- 150 g de chocolate amargo em gotas (usei um bom punhado, não medi muito)
- 1/2 xícara nozes quebradas em pedaços grandes
Como fazer
Numa vasilha funda, em banho maria, derreti os 250 g de chocolate com a manteiga.
Noutra vasilha, coloquei o açúcar branco e o mascavo e incorporei os ovos uma a um, batendo bem, com a batedeira, até ficar um creme fofo. Quando este creme ficou pronto acrescentei o creme de chocolate com a manteiga e a baunilha, mexendo com uma espátula. Em seguida, finalizei incorporando aos poucos a farinha. Por último acrescentei as nozes e o chocolate em gotas restante.
Coloquei numa refratária forrada com papel manteiga (o tamanho sugerido era de 33x23cm) e levei ao forno aquecido a 180ºC. O tempo sempre vai depender do seu forno, o tempo sugerido era de 30 min., o meu estava pronto aos 20min. Então vale aquela olhada básica para acompanhar. E não se disperse neste final, sob a pena de perder o recheio cremoso.
uau ;), se melhorar estraga 🙂
Concordo! Se melhorar, estraga!!!
Que delícia!!!
Bjos,
Simone