Há certamente centenas de receitas de brajolas ou, quem quiser simplificar, bifes enrolados. O critério para a nossa receita foi utilizar ingredientes disponíveis na geladeira. O resultado foi ótimo.
Usei bifes de coxão mole, mas pode ser qualquer carne, inclusive as mais duras, como a paleta, já que a carne passará por um cozimento mais longo. Eram três bifes grandes (destes que vêm em bandejas no supermercado) que primeiramente abro com um martelo de carne e depois corto cada um em três pedaços.
Cada pedaço foi coberto com uma fatia de presunto serrano e recebeu como recheio um talinho de salsão e um bastão se cenoura. Enrolado, fechamos com um palito. Depois foi só temperar com sal e pimenta.
Montadas, as brajolas foram para a panela de ferro bem quente com um pouco de azeite. Ficaram alí no vira e revira até dourarem em todos os lados. Neste ponto ganharam a companhia de uma cebola picada e ¼ de pimentão verde, também picado e um dente de alho. Deixei refogar.
Quando a cebola estava dourada joguei um cálice de vinho branco seco na panela e logo depois uma lata de tomates pelados esmigalhados com o garfo. Para temperar, sal, molho de pimenta e folhas de manjericão picadinhas.
Panela fechada por uns 20 minutos, fogo baixo e… pronto!
Se usasse carne mais firme precisaria de mais tempo.
Servimos com arroz e o resultado foi esplêndido. O salsão e a cenoura ficaram levemente crocantes, e o presunto ofereceu sua personalidade ao conjunto. A carne quase desfiando rendeu uma textura ótima.
Valeu a pena.
E muito legal.
Vamos consultar as receitas.
Um abraço