Adoramos viajar, mesmo que seja a trabalho. Por outro lado gostamos também de voltar pra casa. Foi nesse clima de volta de viagem de trabalho que fizemos este bolo gelado de coco
Saiu na revista Casa & Comida Ago/Set uma matéria sobre sobremesas tradicionais, aquelas clássicas que todo mundo já fez ou, pelo menos, já ouviu falar. Imediatamente resolvi qual seria a sobremesa do almoço de família em comemoração aos aniversários de outubro. Nada melhor que um clássico, não é mesmo? Optei pelo bolo gelado de coco, que no meu caderno de receitas, chama-se toalha felpuda.
Conhecem? Mesmo conhecendo a receita, optei por seguir as medidas sugeridas pela revista. Não me arrependi. Ta aí um bolo delicioso e fácil de fazer.
Receita (César Yukio, do CEG)
- 5 ovos
- 320 g de açúcar
- 240 ml de leite
- 240 g de farinha de trigo
- 15 g de fermento químico em pó
- Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar uma assadeira (usei uma retangular, a maior que eu tinha!)
Cobertura
- 400 ml de leite (usei menos, em torno de 300 ml)
- 200 g de coco ralado
- 1 lata de leite condensado
- 200 ml de leite de coco
Modo de fazer
Para fazer o bolo, a dica é separar todos os ingredientes antes e contar com a ajuda de uma batedeira.
Logo depois, bata as claras em neve e adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater.
Adicione as gemas, uma a uma. Em seguida incorpore o leite (240 ml) e bate mais um pouco.
Com uma espátula (usei um fouet), incorpore a farinha de trigo e o fermento peneirados. Coloque numa assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno já aquecido a 180º C por aproximadamente 30 min, ou até dourar. Na dúvida faça o teste do palito, está pronto quando ele sair sequinho.
Enquanto o bolo assa prepare a cobertura. Junte o leite, o leite condensado e o leite de coco e bata tudo no liquidificador. Fácil, não?
Despeje a calda sobre o bolo ainda quente. Em seguida polvilhe o coco ralado por cima.
Leve para gelar, corte e embrulhe em pedaços de papel alumínio. Não fiz isso. Servi empilhando os pedaços num suporte para bolos.
Não sobrou nada, afinal bolo bom é sempre um sucesso.