No clima de festa junina hoje resolvi fazer bolo de fubá.
Esta é uma receita de família, o bolo preferido das crianças. Este é um bolo que é feito praticamente todos os fins de semana na casa da minha mãe. Além da preferência das crianças, também tenho um sobrinho celíaco, ou intolerante ao glúten. Isso sempre nos motivou a buscar receitas com outras farinhas como o fubá, a araruta, o polvilho, ou ainda a farinha de arroz.
É uma receita muito prática e que resulta num bolo bem leve.
A melhor medida é um copo, daqueles tipo embalagem de requeijão.
O fubá é levemente cozido, o que ajuda na hora da digestão para as pessoas com estômago sensível. É bem diferente do bolo de milho feito no nordeste, por exemplo, mas vale como a nossa adaptação.
Coloque numa panela, de preferência de fundo grosso, 2 copos de fubá mimoso (usei o fubá fino), 2 copos de leite, 2 copos de açúcar. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver e engrossar. Mexi com fuet, assim a massa não empelotou. Quando chega neste ponto não precisa ficar muito no fogo. Retire e deixe esfriar.
Em seguida acrescente 3 gemas e 1/4 de copo de óleo de girassol. Mexa bem. Acrescente 1 colher (sopa) de fermento e incorpore as claras em neve mexendo devagar. São as claras que deixarão o bolo fofinho.
Coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido, temperatura alta, por aproximadamente 25 min, ou té fazer o teste do palito.
Isso que eu chamo de dedicação. Amei as bandeirinhas! Beijo
Fiquei fã das bandeirinhas. Vou copiar sua ideia. 😉