A ideia inicial era fazer um bolo daqueles que aqui no Sul a gente chama de cuca, que tem aquela cobertura crocante. Como eu tinha um monte de morangos, inventei uma geleia não muito doce, bem pedaçuda, só para manter a cor linda do morango, feita com açúcar demerara. A minha intenção, era colocar sobre a massa a geleia e a cobertura. Rendeu um bolo de aveia e geleia de morango
Acontece que a receita era para um bolo grande, e ele ficou muito fofinho. O que significa que a cobertura virou uma camada no fundo do bolo.
Rimos um monte com a proeza, mas o bolo ficou uma delícia. É possível fazer só ele, não há motivos para colocar a geleia. Talvez fosse suficiente colocar alguns morangos no fundo da forma, embora ela perca a cor com o cozimento.
Para o bolo:
1 xícara de manteiga
2 xícaras de açúcar
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo (usei duas de farinha de trigo e uma de farinha de aveia)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de leite
Bata bem a manteiga com o açúcar. Acrescente as gemas e continue batendo até fazer uma massa fofa. Aos poucos acrescente a farinha alternando com o leite. Quando a massa estiver bem lisa e homogênea acrescente o fermento e as claras em neve. Misture devagar com uma espátula.
Coloque numa forma untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno médio já aquecido por aproximadamente 25 min. ou até que, fazendo o teste do palito, ele saia limpo.
Está pronto o bolo de aveia e geleia de morango.
usou e abusou da criatividade! ficou maravilhoso!