Como grande apreciador da carne de porco fiquei babando quando vi o Nigel Slater, num programa da BBC. Ele fez costeletas de porco (na verdade eram as nossas chuletas ou bistecas) assadas com maçãs e sidra. Tudo de bom! Já tinha uma bela sidra das Astúrias e boas maçãs orgânicas, chuletinhas de boa qualidade são fáceis de encontrar. Veja a nossa versão de bistecas suínas com maçãs na sidra.
Quando cheguei do mercado com os ingredientes fui surpreendido com os Correios me entregando uma enorme caixa subscrita com a letra conhecida da minha mãe. Pois a dona Norminha resolveu nos presentear com uma super panela. Era o lançamento da Tramontina que faz às vezes de forno, grelha e tudo mais. Juntamos a fome, a panela e a vontade de comer.
Com o perdão do chef inglês, a receita que iria para o forno acabou na panela nova, num misto de teste e exibicionismo, que a panela é pra lá de linda!
A receita
As chuletinhas, que o açougueiro cortou com uns dois dedos e meio de espessura, foram temperadas com sal e pimenta do reino socada no pilão. Só isto. Depois foram para a panela bem quente para selar dos dois lados. Retiramos a carne e jogamos na panela bacon bem picadinho (que não tem na receita original) e logo mais, assim que o bacon derreteu, duas cebolas pequenas e dois dentes de alho picados. Deixamos refogar.
Quando a cebola começou a dourar as bistecas retornaram à panela e foram ladeadas por uma maçã vermelha cortada em oito fatias e uma maçã inteira (usamos maça fuji, produzida na serra catarinense). Aí veio um copão de sidra que envolveu tudo e um tanto de sálvia picada.
Pela receita do Nigel Slater agora as coisas iriam para o forno, porque ele não ganhou uma panela sensacional da sua mãe. Então tampei a panela para ela assumir a sua personalidade de forno e deixei por 30 minutos.
O resultado é melhor nem falar: apenas veja as fotos e imagine a mescla de sabores integrados, amalgamados pela sidra. Servimos com um espartano arroz branco. Mais que isto poderia ser considerado ostentação.
PS.: A panela realmente funciona bem como forno. Aumentar a quantidade de maçã pode ser uma boa, pois ela dá um adocicado fantástico ao prato.
Olá! Fizemos no ano novo e não nos arrependemos! Simples de fazer e delicioso! Obrigada! Um ótimo ano para vocês!
Que legal! Feliz 2015 para vocês!