Há dias estava com vontade de fazer biscoito. Desses que ficam no pote ao lado da cafeteira e, sem muita desculpa, saciam a vontade de um doce. Mas com a vida meio corrida estava difícil. Na quarta-feira a noite parei de deixar pra depois e confirmei que fazer biscoito também acalma a ansiedade. As vésperas de levar nosso cão pra uma cirurgia que envolvia alguns tantos riscos (ele é um bicho bem velhinho e, por conta de um câncer no baço, estava bem debilitado; a cirurgia era a única opção de melhorar sua estadia por aqui) fui para a cozinha “desestressar”. Fiz biscoito de gengibre, canela e laranja.
Comecei minha busca por inspiração e encontrei os clássicos biscoitos de gengibre. Aquele com formato de bonequinho, sabe? Esta é uma das receitas e imagens diretamente associadas ao Natal. Pois que ficou interessante juntar a busca por uma receita de biscoito com a ideia de Natal e celebração de afeto.
Existem muuuitas versões desta receita, mas escolhi esta, que pincei daqui, para compartilhar.
Para fazê-los:
- 200 g de farinha de trigo com fermento (usei farinha comum e uma colher de chá de fermento)
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado (faz diferença ser fresco)
- 90 g de manteiga
- 85 g de açúcar demerara (usei açúcar cristal orgânico)
- Raspas de casca de uma laranja
- 1 ovo batido.
Misture a farinha, o fermento, a canela e o gengibre. Acrescente a manteiga cortada em cubos e vá incorporando-a com a ponta dos dedos. Fica com textura esfarelada. Junte o açúcar, a raspa de laranja e o ovo ligeiramente batido. Amasse bem até fazer uma massa homogênea. Coloque a massa numa vasilha coberta com filme plástico e leve à geladeira por uma hora.
Em seguida estenda a massa com rolo até ficar com uns três milímetros de espessura. Corte com a sua forminha preferida. Caso não tenha forminha para cortar biscoitos pode fazer círculos e/ou meia lua com a borda de um copo.
Coloque numa assadeira untada e leve ao forno aquecido a 180º C por aproximadamente 10 minutos ou até dourarem. Biscoitos assam rápido, por isso é bom ficar de olho.
Enquanto assavam, os biscoitos aromatizaram a casa e trouxeram aquela sensação de aconchego. Um conforto que tranquiliza a gente.
Nosso amigo já fez a cirurgia e passa bem, dentro do possível num pós operatório bem dolorido. Aos inúmeros amigos e conhecidos que mandaram boas vibrações, nosso afeto em forma de biscoitos.
Ah! Estes biscoitos também ficam lindos como um mimo para presentear no Natal, não acham?
Que tal? Conheça o nosso Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Ontem experimentei essa receita e por terem sido os primeiros biscoitos que fiz, fiquei bem satisfeito. Crocantes e saborosos. Pro meu gosto ficaram um pouco doces, mas isso é só uma questão de ajuste para as próximas fornadas.
Obrigado pelas ótimas receitas!
Que beleza, Gustavo. Esta é a ideia do blog: botar a turma na cozinha! Valeu o retorno. Abçs
Posso usar açúcar mascavo? Se sim, qual a quantidade?
Grata!
Oi, Cris. Nunca fiz com açúcar mascavo, mas acho que podes usar a mesma quantidade. A diferença é que a massa não ficará tão lisa e possivelmente, onde ficarem grumos de açúcar, vai derreter e deixar um gostinho de caramelo.
Depois me conta se deu certo! Abs.
Rende quantos biscoitos?
Receita maravilhosa! Já fiz várias vezes e sempre da muito certo, são um sucesso aqui em casa.