Vazio e fraldinha não são o mesmo corte. Um pouco da confusão vem da nomenclatura uruguaia e argentina, que chama a “nossa” fraldinha de vacio. Mas a localização anatômica (veja gráfico abaixo) não é a mesma, embora o sabor e a textura sejam parecidos. Mas o vazio tem menos gordura. E foi com um pedaço de uma peça de vazio (cortamos em três uma enorme) que fizemos este bife de vazio acebolado na chapa.
Um detalhe importante é que, quando for cortar o bife, prefira sempre cortar perpendicular às fibras. Vai ficar mais macio e gostoso. O vazio não é macio como um filé mignon, tem uma textura mais firme, embora tenra. Mas o sabor é muito bom.
Para fazer não tem mistério nenhum. Apenas aquecemos bem uma frigideira de fundo grosso, e colocamos o bife de vazio de uns 600g só besuntado de azeite de oliva. Uns três ou quatro minutos de cada lado para deixar ele ao ponto.
Não fique virando e desvirando e coloque sal só no final.
Bife de vazio bem passado não dá! É crime inafiançável! Passado demais ele vai virar um conglomerado de fibras sem sabor. Se não gosta de carne pelo menos rosadinha, prefira outro corte.
Acebolado
Quando tirar o bife da chapa, adicione um pouco mais de azeite na frigideira e refogue uma cebola branca e uma roxa, cortadas em tirinhas. Um dente de alho picadinho vai bem. Tempere com sal e pimenta a gosto. Pra finalizar, duas colheres de vinho branco vão ajudar a soltar o fundo formado na chapa, com muito sabor da carne.
Coloque a cebola sobre a carne e divirta-se.
Aqui tem receita com fraldinha.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.