Ter azeite aromatizado a disposição é meio caminho andado para incrementar uma salada ou qualquer prato. Com algumas gotas é possível usufruir do perfume de ervas, alho, pimentas e o que desejar. De quebra, garrafinhas de azeite são lindas e uma maravilha para presentear.
Como fazer
Achei garrafas de um litro de um bom azeite (acidez 0,3%) e me dediquei a encher as várias garrafinhas que estavam sendo guardadas para esta ocasião. Umas maiores outras pequenas, de 200 ml. Não há uma receita única para aromatizar azeite, mas alguns cuidados básicos são indispensáveis, como ter os vidros e garrafas a serem usados bem esterilizados com água quente e bem secos. Depois é só ir inventando misturas e combinações.
Para usar alho, basta retirar a primeira casca (aquela que se solta) e colocar os dentes inteiros no azeite. O alho deve ir seco para o azeite, caso contrário vai embolorar a mistura. Pimentas em grão também é só colocar no azeite. Gosto de misturar pimenta branca, preta e rosa, mas a rosa tende a “boiar”, ficando próxima à superfície do azeite.
Ervas com folhas mais estreitas como alecrim e tomilho podem ser colocados em galhinhos, depois de bem lavados e bem secos.
Folhas maiores como manjericão, salsinha e hortelã devem ser branqueados antes de imersos no azeite. Isso que dizer aferventar as folhas rapidamente (não mais de um minuto) e logo jogá-las em água com gelo. Depois é só secar bem e colocar no azeite.
Fiz combinações de alho com pimentas e tomilho, alho pimentas e alecrim, alho e manjericão, salsinha e pimentas, e por aí afora.
As garrafinhas devem ser guardadas por pelo menos 15 dias antes de usar para que o azeite pegue o sabor. Devem ser guardadas protegidas da luz (se for o caso envolvidas em papel alumínio).
Onde comprar os vidros?
Thamara, se puderes, reaproveite vidros, garrafinhas que vem com outros produtos. Mas se precisares comprar algo mais bonito, qualquwer loja de utensílios de cozinha vai te suprir de boas opções.