Arroz de carreteiro com sobra de churrasco

0

Arroz de carreteiro com sobra de churrasco

Diz a história que o arroz de carreteiro foi inventado pela necessidade dos tropeiros e carreteiros do passado que, nas suas jornadas de transporte de cargas ou tropas, só dispunham de charque (carne seca) para as refeições. O charque cozido junto com arroz e alguns temperos seria este prato que se mantém no cardápio, especialmente gaúcho, até hoje. Mas a nossa receita de hoje é um arroz de carreteiro com sobra de churrasco.

Deixando de lado a história e os fundamentalismos, este papo da receita “legítima” é meio chato. A culinária e a gastronomia são dinâmicos e se, para os carreteiros do passado a disponibilidade era de charque, nesta nossa história o que estava a mão era uma sobra de churrasco: pedaços lindos de picanha que não podem ser desperdiçados. Aliás, com o preço que está, carne é artigo de luxo e só louco ou banqueiro para desperdiçar!

Então, sem fundamentalismos, um bom carreteiro pode ser feito com sobras de churrasco, sim. Vai agregar o sabor defumado da carne, vai evitar desperdício e proporcionar imenso prazer a quem come.

Ingredientes do carreteiro (02 pessoas)

– Cerca de 300g de sobras de churrasco

– 01 xícara de arroz (branco ou parboilizado)

– 01 cebola média

– 03 tomates maduros

– 03 dentes de alho

– ¼ de pimentão vermelho

– 01 colher de sopa de extrato de tomate ou ketchup (opcional)

– 01 folha de loro (opcional)

– 02 colheres de chá de orégano seco

– Sal e pimenta a gosto

– Ramos de salsinha

– Azeite para refogar

– 02 xícaras de água quente

Como fazer

Antes de tudo pique a carne em cubinhos pequenos. Se usar picanha (ou outra carne com boa gordura), como foi o nosso caso, não despreze a gordura que ela vai agregar sabor. Pique também a cebola, o alho, o pimentão e os tomates.

Numa panela (se for de ferro é luxo!) refogue a cebola, depois o alho, o pimentão e a carne picada. Deixe refogar um pouco para os sabores se ligarem e vá temperando com o sal, a pimenta, o loro e o orégano. Se for o caso, o extrato de tomate entra neste momento.

Quando esta primeira fase do refogado estiver pronta, junte os tomates e deixe começar a soltar seu suco, adicione o arroz previamente lavado e escorrido. Misture bem e deixe refogar um pouco. Quando perceber que está começando a secar, adicione a água. Mexa novamente, tampe a panela de deixe cozinhar em fogo médio.

Vez que outra dê uma mexida e uma testada no ponto do arroz. O arroz de carreteiro está pronto quando o arroz estiver cozido. A depender do seu gosto – mais ou menos molhadinho – acrescente mais água.

Quando estiver do seu jeito, tire do fogo e junte a salsinha picada, que ela vai dar cor e perfume.

Resultado

O arroz de carreteiro já é uma refeição em si, um prato único que se basta. Mas fica maravilhoso com uma salada bem fresca de tomate cebola e folhas verdes. E há por aí, quem não dispense jogar um ovo frito, com gema mole, por cima do arroz. Mas aí já é um capricho demasiado!

MAIS RECEITAS COM ARROZ, AQUI.

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

Arroz de carreteiro com sobra de churrasco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui