Cozinha é um lugar cheio de acessórios e tralhas que prometem facilitar a vida de quem faz comida. Acho que seria impossível listar cada aparelho que já inventaram para as mais variadas atividades específicas. Vão dos descascadores às colheres de múltiplos formatos. A quantidade é tão grande que chega a ter lojas especializadas só em acessórios de cozinha. O que vamos fazer aqui é a nossa lista das coisas que a gente usa, os nosso acessórios indispensáveis na cozinha.
É importante dizer que não é uma lista fechada nem absoluta. É moldada pela nossa experiência, pelo nosso jeito de cozinhar e até pelo nosso poder aquisitivo. Assim, cada um vai ter a sua lista, a que faz a sua vida mais prática.
Vamos ver as nossas tralhas, então:
Descascador de legumes
Para muitos, descascar legumes é um martírio. E fazê-lo com faca é muitas vezes mais difícil. Um simples descascador de legumes facilita muito a vida. Acessório simples que existe em várias versões, preços e materiais. Pode-se encontrar nos camelôs e nas lojas de grife. O que não se pode negar é que é indispensável, pois além de agilizar as coisas, descascam de forma uniforme e econômica, uma vez que não tiram nacos dos legumes como pode acontecer com a faca. Descascar cenouras, maçãs e peras com um descascador é absolutamente mais fácil.
Pilão de almofariz
O uso mais comum é para triturar grãos de pimenta, por exemplo. Mas pode ser usado para macerar de tudo. Para fazer um molho pesto artesanal, é o instrumento ideal. É ótimo para amassar alho ou para reunir e misturar os componentes de um curry. Uma infinidade de utilidades. No nosso caso temos inclusive usá-lo no lugar dos moedores de pimenta e sal, que até podem ser mais práticos, mas geralmente tem pouca durabilidade.
Medidores
Medidores de ingredientes em xícaras e colheres são muito necessários. Uma jarrinha ou copo com escala para medir líquidos também ajuda. A razão óbvia é que uniformiza a realização das receitas, especialmente na confeitaria, que exige muita precisão. Também tem de todos os tipos, modelos e preços. O que não pode é errar a medida por falta de equipamento.
Fouet
Fouet é aquele batedor de arame. Já existem versões em plástico e silicone, mas o clássico é de metal. Para bater claras, para misturar cremes, para emulsionar molhos… A quantidade de aplicações é infinita. Hoje há fouets de diversos tamanhos. Os de tamanho médio são os coringas que recomendamos. Como os demais acessórios, há disponibilidade para todos os bolsos e gostos. Os de plástico e silicone foram criados para atender a demanda de quem usa panelas antiaderentes, que podem ser danificadas em contato com metais.
Peneiras e coadores
Parece tão banal, mas faz falta uma peneira na hora de aerar uma farinha para um bolo, para coar um caldo, até para preparar um chá. As aplicações se diversificam conforme as demandas e a imaginação, mas facilita escorrer legumes cozidos, por exemplo. O coador mais sofisticado é o chinois: feito em metal é uma peneira muito final, ideal para passar legumes e caldos. Seu nome se deve ao formato de cone, semelhante a um chapéu chinês. Peneiras e coadores se encontra de todo o tipo e tamanho. Em plástico ou metal. Escolha o que mais lhe agrada e, se quiser o máximo, invista num chinois.
Pinças
Pinças grandes para pegar alimentos são muito práticas. Especialmente quando se vai grelhar carnes ou legumes. São confortáveis e práticas e evitam que se fique espetando e perfurando os alimento com garfo. Estar perfurações, no caso da carne, são fatais, pois permitem que o suco da carne se escoe. Além disto, elas contribuem na segurança, pois tornam bem tranquilo a aproximação de chapas e panelas quentes, sem risco. Por isso a gente não abre mão de tê-las à mão.
Colheres
Usamos diferentes tipos de colheres e espátulas. Das de silicone às colheres de pau. Com o perdão da Vigilância Sanitário que proíbe colheres de pau em restaurantes, aqui em casa a gente não dispensa. São confortáveis, não esquentam, não machucam as panelas.
Colheres adequadas são tudo de bom! Temos várias, de vários tamanhos e formas. Temos adorado também as que são de bambu, mais resistentes. Elas só exigem ser sempre bem lavadas e secas.
Não incluímos nesta lista as facas e panelas, que merecem uma abordagem mais detalhada. Claro que a gente tem outros acessórios, outras tralhas. Todos úteis, mas poucos indispensáveis.
Já conhece o nosso Pinterest? Siga-nos lá e saiba as novidades.