Primavera é tempo de abobrinha. Abobrinha no caso não é conversa fiada, papo furado ou blá-blá-blá. Ah, abobrinha legume? Não abobrinha é um fruto da mesma família da melancia, da abóbora e do pepino. E aqui nesta receita ela vai se juntar com outra fruta para virar abobrinha assada com tomates. Sim, tomate também é um fruto.
E a primavera? Ah, sim, na primavera se produz muita abobrinha e a gente recebe quase toda semana na nossa cesta das Células de Consumo Responsável. Elas vêm muito verdes e suculentas, cheias de nutrientes. E como abobrinha também é cultura, embora ela seja associada a comida italiana – chamam de zucchini – ela é tem origem na América do sul do Perú ao sul dos EUA. É de fácil digestão, rica em niacina, fonte de vitaminas do Complexo B e tem poucas calorias.
Chega de abobrinha e vamos ver como preparar as abobrinhas, que é o que interessa.
Ingredientes
Precisa de quase nada, e tudo muito fácil de achar:
- 1 abobrinha média
- 1 um tomate maduro médio
- ½ cebola
- Orégano seco a gosto
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal e pimenta moída a gosto
Preparação rápida
Como a preparação é rápida, a primeira coisa a fazer é aquecer o forno a 180ºC.
Então unta-se com azeite uma travessa ou forma que possa ir ao forno. Nesta caso usamos uma travessinha redonda de 12cm de diâmetro.
Então lavamos a abobrinha e cortamos em fatias de mais ou menos meio centímetro (não se tira a casca) e vamos acomodando na travessa. Depois temperamos com sal e pimenta. Logo acima colocamos rodelas de tomates e pequenas fatias de cebola. Mais um pouquinho de sal e pimenta, um tanto de orégano e finalmente regamos tudo com azeite de oliva.
Cobrimos com papel alumínio e levamos ao forno por uns 20min, quando retiramos o papel e deixamos mais uns 20min, ou até o tomate começar a dourar.
Está feito! É muito parecido com o tradicional ratatouille francês. Mas ele levaria também berinjelas em fatias. Aí a manha é alternar as fatias de abobrinha, tomate e berinjela.
Resultado
A abobrinha fica macia e com as bordas levemente crocantes, o tomate fica quase desmanchando e regando tudo com seu suco e sabor, que vai sobressair com o orégano. Vale para acompanhar qualquer carne. Uma guarnição perfeita!