Fica em Viamão, na região da Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a maior plantação de arroz orgânico da América Latina. A área produtiva é no Assentamento Filhos de Sepé. “O arroz que sai hoje de Viamão alimenta, por exemplo, o Exército Brasileiro. Boa parte da produção é vendida nos mercados da região metropolitana e chega ao mercado paulista, além das exportações pela valorização do produto orgânico e de cultivo agroecológico. São 25 grupos de produção, envolvendo diretamente, pelo menos 50 famílias no cultivo do arroz. Indiretamente, chegam a mais de 100 famílias beneficiadas pela produção”, revela matéria do jornal Diário de Viamão.
A matéria online tem ainda um vídeo da TV UFRGS que apresenta o projeto Nexus, que deve implantar na região novas culturas a partir de uma visão de agroecologia baseada em agroflorestas.
Cultivo orgânico exemplar
O assentamento já é destaque internacional pelo cultivo agroecológico. Significa que, nos 6,5 mil hectares ao lado do refúgio, que tem 2,5 mil hectares, não há uso de agrotóxicos ou culturas transgênicas. A partir do Nexus, o cultivo de hortaliças, que envolve cerca de 80 famílias, ganhou um impulso na região.