Broa de fubá com sementes de erva doce

0

Broa de fubá com sementes de erva doce

Que tal fazer uma broa de fubá para o café? Pois esta receita vale todo e qualquer esforço para comer um bom pão caseiro.  Depois de uma intensa agenda de trabalho e viagens, julho foi o mês de voltar à cozinha, logo, fazer pão.

Fazer pão em casa é uma das coisas mais incríveis que pode acontecer na vida. Exige cuidado, paciência, força nos braços e persistência… Mas é, acredite, reconfortante.

Não é tão fácil, eu sei. Mas, conhecendo alguns truques, tudo passa a ser possível. Sovar a massa pode ser um momento de catarse se a pessoa anda meio estressada. É ótimo pra esvaziar a cabeça: quando você percebe, só pensa no pão. E, vamos combinar, o cheiro de pão quentinho pela casa é impagável. No inverno, então…

Um pão que fiz várias vezes foi a broa de milho com sementes de erva doce, receita do chef Rogério Shimura.

É uma receita muito prática e deliciosa! Já fizemos ela no forno, na panela de barro e na panela de ferro. Sempre funciona e sempre fica lindo.

Broa de fubá com sementes de erva doce

Ingredientes

  • 500 gr de farinha de trigo
  • 125 gr de fubá mimoso (sempre uso fubá orgânico)
  • 10 gr de sal
  • 15 g de açúcar
  • 25 gr de manteiga
  • 50 gr de mel (não usei)
  • 05 gr de fermento biológico seco
  • 375 ml de água
  • 15 gr de fubá para polvilhar
  • óleo pra untar a forma
  • 1 colher de sementes de erva doce

Modo de fazer

Junte todos os ingredientes, menos a água,  o fubá, que será usado para polvilhar, e o óleo que será útil para untar a forma.

Gosto de misturar os ingredientes com um batedor. Em seguida adicione a água aos poucos. Sove a massa por aproximadamente 20 minutos. Sim é necessário! Amassar bem a massa faz toda a diferença. A massa ficará bem homogênea e elástica.

Deixe descansar numa superfície untada e  enfarinhada, ou numa vasilha. É importante que ela não fique num lugar com correntes de ar. Ela ficará ali, quietinha por uns 30 min., ou até dobrar de tamanho.

Depois é só modelar um pão ou vários deles. O chef sugere bolinhas de 60gr (do tamanho de um limão). Modele as bolinhas e coloque numa forma untada com óleo. Umedeça os pães com um pincel molhado em água e polvilhe o fubá.

Deixe fermentar até dobrar de volume. Perceba que se ele vai dobrar de volume, então as bolinhas não devem ficar muito próximas umas das outras.

Asse em forno pré aquecido a 180ºC por 15 a 18 minutos, borrifando um pouco de água dentro do forno quente pra produzir vapor. Isso vai deixar o seu pão com casquinha crocante. Retire do forno, desenforme e deixe as broas esfriarem sobre uma grelha.

Coma sem moderação!!!

No nosso caso, o pão da primeira foto foi feito na panela de ferro tampada hermeticamente e levada ao forno. Modelei um único pão e assei por aproximadamente 30 min.  Ele foi colocado na panela já aquecida.

O pão da segunda foto foi  assado no forno, numa forma retangular. Basta colocar em forno pré aquecido por aproximadamente 25 min.

Siga-nos  no Pinterest  e salve  as  suas  receitas  preferidas.

broa-de-fuba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui