Torta creme de laranja

0

torta creme laranja

Nossa ceia de Réveillon teve como sobremesa uma torta fantástica com crosta de amêndoas e creme de laranja, chamada de torta creme de laranja.

Ela foi a rainha da festa. A receita original era uma torta com creme de baunilha (receita AQUI), mas na última hora resolvi fazer algumas alterações para compor melhor com o cardápio.

A execução desta receita não é difícil, mas é um passo-a-passo longo. Cada parte precisa de um tempo de preparo para que o resultado seja o esperado.

Massa Brisée

Ingredientes:

  • 200g de farinha de trigo
  • 50g de farinha de amêndoas
  • 125g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
  • 1 pitada de sal
  • 2 gemas
  • 4 colheres de água gelada

Modo de fazer

Para fazer este tipo de torta, manipule a massa o menos possível. Costumo fazer no processador de alimentos.

Coloque no processador as farinhas, o sal, as gemas e a manteiga em cubos. Pulse algumas vezes para a massa ir misturando. Aos poucos vai formando uma farofa. E a massa vai grudando. Por fim, acrescente a água e pulse novamente. Imediatamente a massa ganha forma. Tire do processador e junte tudo fazendo uma bola. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por uma hora.

Passado este tempo retire a massa da geladeira e abra-a com um rolo, sobre uma bancada enfarinhada. A massa deve ficar com aproximadamente 0,5 cm de espessura. Com cuidado, enrole a massa no rolo e desenrole-a sobre uma forma de fundo removível. Pressione com delicadeza até a massa cobrir o fundo e as laterais da forma. Corte os excessos e com um garfo faça furos por toda a massa.

Leve novamente à geladeira em torno de 30 minutos.

Neste tempo pré aqueça o forno  a 180ºC.

Enquanto isso faça o creme.

Creme de confeiteiro

  • 500ml de leite integral
  • 325g de creme de leite fresco
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 210g de açúcar refinado
  • 85g de amido de milho
  • 25g de manteiga sem sal
  • Raspas de casca de uma laranja
  • 1 dose de licor de laranja

Modo de fazer

Numa panela coloque o leite e o creme de leite. Misture bem e leve ao fogo para ferver.

Enquanto isso bata os ovos, as gemas e o amido de milho com o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Finalize colocando as raspas de laranja e o licor no creme.

Quando o creme estiver pronto, coloque aproximadamente 1/3 do leite quente sobre ele e misture, sem parar, com um batedor.  Este procedimento é fundamental para que o creme funcione. Somente depois disso acrescente o creme ao restante do leite e leve de volta ao fogo.

Deixe ferver, em fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar. Isso demora em torno de um minuto.

Quando o creme estiver pronto coloque numa tigela e deixe esfriar por uns 10 minutos. Em seguida finalize acrescentando a manteiga e mexendo com um batedor até que toda a manteiga seja incorporada. Fica um creme lindo.

torta creme laranja

Assando a Massa:

Retire a forma com a massa da geladeira, cubra com um disco de papel manteiga (suficiente para cobrir o fundo e as laterais da forma). Distribua uma porção de peso sobre ele. Grãos como o feijão são ótimos.

Leve ao forno aquecido por aproximadamente 20 min., até que as bordas comecem a ficar douradas. Retire do forno. Descarte os pesos e o papel manteiga. Reserve.

Assando a torta:

Despeje o creme sobre a massa pré-assada. Leve novamente ao forno já aquecido, por mais 45 minutos, até que a superfície queime ligeiramente. Dependendo da altura da torta este tempo pode aumentar um pouco.

Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por algumas horas antes de servir. Quanto mais gelada, mais firme ficará o creme e mais gostosa ela será.

Definitivamente uma sobremesa digna de uma ceia.

torta-creme-laranja-bolo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui