Filet de côngrio com molho de camarões flambados em uísque

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Peixe com camarão
Este é um daqueles preparos clássicos que sempre encantam o paladar. Filet de peixe com camarões sempre faz bonito, mas se tiver a companhia de um molho de personalidade, a coisa fica exponencial. Além disso, o preparo é simples e rápido.

Usamos:

– Dois filets de côngrio

– 350g de camarões médios

– Três colheres de creme de leite fresco (nata)

– Uma dose de uísque

– Sal

– Pimenta do reino

– Ervas da Provence

– Meia cebola

– Três colheres de farinha de trigo.

– Azeite de oliva para fritar

Os files foram temperados com sal e pimenta e logo passaram pela farinha de trigo para fazer a “casquinha”. Simples assim. Aí foram para a frigideira bem quente, cujo fundo foi levemente coberto por azeite de oliva. Dois minutos de cada lado e temos o peixe coberto por uma leve crocância que destaca a maciez da carne.

Os camarões, já descascados, descansaram um pouco com ervas da Provence e pimenta do reino. Mas ainda não colocamos sal para evitar que soltassem água.

Quando os peixes saíram da frigideira entrou a cebola picadinha e logo os camarões que logo mudaram de cor para indicar que estavam no ponto. Aí foram embebedados com o uísque, e a flambagem que elimina o álcool deu aquela alegria à cozinha. Quando o fogo sumiu entramos com o creme de leite e sal. Assim que levantou fervura desligamos, para não ter risco de os camarões ficarem indesejavelmente borrachentos.

O molho fica marcante com a presença do uísque, que compões divinamente com o perfume das ervas. Para acompanhar um simples arroz cozido com um pouco de açafrão. Ao final o toque decorativo e perfumado de um punhado de salsinha picada.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*