Outubro Rosa com cupcake de morango

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Outubro Rosa

Outubro passou rápido mas, como em outros anos, não poderíamos deixar de publicar nosso manifesto em favor da campanha Outubro Rosa. Ou melhor, da lembrança que o Outubro Rosa nos traz sobre a importância da prevenção do câncer. Da importância de falar sobre este assunto tão assustador e que é tratado como tabu. O assunto é sério mas também é importante falarmos dos casos de cura e da esperança na vida.

Quem tem ou teve câncer com certeza aprendeu muito, especialmente sobre as coisas banais, que muitas vezes nos perdemos valorizando demais. Bora lá minha gente que a vida, como dizia Gonzaguinha, “é bonita, é bonita, e é bonita”!

Para dar o tom de rosa deste ano fizemos um cupcake de morango. O creme de cobertura não ficou muito bonito, mas como o que vale é a intenção, sigamos.

A receita pesquei lá no site  Cupcakeando, da Juliana. O bolinho ficou uma delícia. O recheio foi um creme (tipo uma geleia de morando com água de rosas) e a cobertura um creme de creeam cheese.

Para os cupcakes

– 3/4 de xícara de açúcar

– 113 g de manteiga

– 2 ovos

– 1 1/2 xícara de farinha

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 1/4 de colher de chá de sal

– 1/2 xícara de leite

– 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha (não coloquei)

– 65 g de purê de morango (como disse a autora: aproximadamente 1/4 de xícara mas o ideal é ser pesado).

Antes de tudo coloque o forno para aquecer a 180ºC.

Coloque alguns morangos lavados e secos no liquidificar e bata até fazer um purê. Quanto mais doce e suculento forem os morangos mais gostoso ficará. Em seguida separe a medida da receita. Caso queira um creme para rechear os cupcakes, faça um pouco mais de purê e leve ao fogo com um pouco de açúcar e algumas gotas de algum líquido aromatizante. Usei água de rosas. Deixe cozinhar em fogo baixo até o líquido reduzir um pouco e ficar mais grosso. Sei que está impreciso, mas faço isso sem muitas medidas. É no olhômetro mesmo.

Numa vasilha misture os ingredientes líquidos: o leite, o purê e a baunilha. Noutra tigela coloque os secos: a farinha, o fermento e o sal.

Bata a manteiga com o açúcar até fazer um creme fofo. Em seguida acrescente os ovos um a um. Bata bem. Por fim acrescente os ingredientes líquidos e os secos aos poucos, alternado entre entre eles.

Divida a massa nas forminhas (não encha muito) e leve ao forno para assar por aproximadamente 20 min. ou até fazer o teste do palito e ele sair sequinho. A dica da Juliana é que esta massa pode ficar uns três minutos a mais no forno para retirar bem a umidade.

Os bolinhos ficaram esfriando enquanto fiz o creme de cobertura. Receita aqui . Acrescentei um pouco de purê de morango e foi suficiente para desandar a receita, então o negócio foi usar um pouquinho de corante rosa mesmo.  Ficou uma delícia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*