Galette integral de tomate, manjericão, cebola e aspargos

0

Galette integral tomate queijo

Outro dia, naqueles raros momentos com tempo suficiente para procurar uma receita, fui atrás de uma torta  gostosa para fazer com os ingredientes que tinha na despensa. Achei a receita da massa desta galette no livro da Martha Stewart’s – Pies & Tarts. Claro que dei uma modificadinha, mas funcionou muito bem.

A  galette é uma torta com a aparência mais rústica, sem muitas firulas na hora de aprontar a massa e ajeitá-la na assadeira. Basta um pouco de jeito e um rolo de macarrão (que pode ser substituído por uma garrafa facilmente). A dica para desenformá-la é colocá-la sobre papel manteiga assim pode ser transportada facilmente para a mesa. Eu esqueci deste detalhe, por isso levei à mesa na forma mesmo.

Mas vou confessar que como sou meio atrapalhado com massas, pedi para  Soninha fazê-la .

Galette integral tomate  queijo

Massa ( receita adaptada)

  • ½  xícara de farinha de trigo
  • ½  xícara de farinha de centeio
  • ½  xícara de trigo sarraceno (pode usar outra farinha integral)
  • ½  xícara de manteiga gelada cortada em pequenos pedaços
  • 3 colheres(sopa) de cream cheese (usei iogurte)
  • 1 colher (sobremesa de sal)
  • 1 ovo mais uma gema para pincelar sobre a massa (não pincelei)

Coloque as farinhas e o sal no processador e bata (modo pulsar) para misturar os ingredientes. Em seguida acrescente o ovo, a manteiga e o cream cheese e bata até que a massa dê liga. É rápido. Se precisar, acrescente uma ou duas colheres de água gelada.

Coloque a massa numa bancada e amasse rapidamente para terminar de juntar os ingredientes. Faça uma bola coloque numa vasilha, cubra e leve à geladeira por, pelo menos, 30 min.

Galette

Para o recheio (as quantidades vão depender do gosto de cada um):

  • tomate cortado em rodelas;
  • muçarela de búfala em rodelas;
  • aspargos refogados rapidamente numa frigideira com bastante cebola e um fio de azeite (quem gostar pode acrescentar bacon nesta hora);
  • queijo parmesão ralado

Montagem da torta

Depois de a massa descansar a abrimos numa bancada enfarinhada. Em seguida a transferimos para uma forma (nesta hora a forma pode estar forrada com papel manteiga). Colocamos sobre a massa (deixando uns três centímetros da borda) uma camada de cebolas e aspargos, em seguida colocamos o tomate fatiado e a muçarela também fatiada. Temperamos com um pouco de sal e pimenta (não muito, pois o parmesão também é salgado). Colocamos muitas folhas de manjericão e as cabeças dos aspargos. Sobre o recheio, puxamos as bordas da massa. Por fim, o parmesão. Levamos ao forno aquecido (180º C ) por aproximadamente 20 minutos, até o queijo derreter e a massa dourar.

Ficou incrivelmente bom.

galette-aspargo-queijo-tomate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui