Capeletti caseiro passo a passo

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Capeletti

Fazer capeletti é fácil mas há que se ter um pouco de boa vontade. É que o processo tem várias etapas e, por isso, além de paciência, ter alguém ajudando é sempre bom.

O primeiro passo é fazer a massa. Aqui vale a receita clássica: para cada 100g de farinha de trigo acrescente um ovo. Para facilitar o manuseio da massa coloque numa bancada uma parte  da farinha (3/4 da medida) e reserve o que sobrou para acrescentar depois. Acrescente à farinha a medida de ovos ligeiramente batidos. Quem quiser pode acrescentar um fio de azeite também. Depois amasse até que ela fique elástica e bem lisa.

Capeletti_passos

 

Nesta hora vá acrescentando o restante da farinha. Cubra a massa com um pano de prato, para ela não ressecar, e deixe descansar por uns trinta minutos.

Depois da massa pronta, o próximo passo é esticá-la. Que tem máquina de esticar certamente terá menos trabalho. Mas quem não tem, pode fazê-lo com um rolo. Pra quem não tem rolo, vale qualquer garrafa lisa. Uma garrafa mais pesada vai exigir menos força. Durante todo o tempo a massa deve ser polvilhada com farinha para não grudar na bancada. Ele não precisa ser muito fina, mas precisa ter uma espessura uniforme.

Capeletti_passo2

 

Em seguida é hora de cortar pequenos círculos. Eles podem ser feitos com cortadores de metal, mas quem não tem pode fazer com um copo mesmo. Usei um, para mostrar como é fácil. Basta ter a massa enfarinha e o copo também. Aí é só pressionar e tá pronto.

Com uma colher de chá coloque as porções do recheio.

Os capelettis da foto são de frango com sálvia. Fiz um caldo poderoso usando sobrecoxas de frango caipira, cebolas, salsão, alho, pimentas, sal e talos de salsinha. Depois do frango cozido desfiei a carne (sem pele ou gordura) e coloquei no processador com folhas de sálvia fresca, um dente de alho e um pouco de cebola branca. Correção de sal e pimenta. (Usei a receita do livro Le Cordon Blue. Lá era usado peito de frango cru, eu quis reaproveitar o frango do brodo e funcionou).

Capeletti-5

Depois de colocar o recheio é só fechar a massa, como massa de pastel. Em seguida junte as pontinhas e aperte para que colem. Dica: como a massa está sempre enfarinhada o melhor a fazer, com o dedo ou um pincel, é passar um pouquinho de água nas extremidades e depois nas pontinhas, assim vai colar facilmente, evitando que a massa abra enquanto cozinha.

Depois de prontos basta colocar os capelettis no caldo por alguns minutos e eles estarão prontos. Impossível resistir e não querer fazer de novo.

 

 

57 Comments

  1. Muito bonito, gostei imenso e fiquei com vontade de experimentar! Pena não ter a máquina…
    Beijinhos

  2. Oi! Adorei a receitinha! Vou testar!
    Estou criando um blog, dá uma passadinha lá!https://decorarcozinhareamar.blogspot.com.br
    Estou te esperando!
    Beijos

  3. Fabia dos Santos Degasperi says:

    Achei interessante mas tive uma duvida. Essa massa ñ tem sal?
    Uma vez comi capeletti e o recheio estava maravilhoso ,a massa, no etanto ,ñ tinha gosto algum e por isso deichou a desejar.

    • Gastão Cassel says:

      Fábia,
      Pode-se colocar sal na massa, mas a maioria não usa no preparo da massa. A água do cozimento é que deve ser bem salgada. Em qualquer dos casos teremos uma massa deliciosa.
      Volte sempre ao nosso site. Abçs

    • João Demonte says:

      Deixou, né Fábia? Acho que o mais difícil é criar um recheio que fuja do lugar comum. Não tinha percebido como era fácil dobrar o capeletti. Vou fazer o recheio com uma carne (ainda não decidi qual), acrescida de uma castanha e alguns temperinhos…

    • Fábia, assim como a massa do macarrão, eu coloco somente a farinha os ovos, um pouquinho de água e as vezes quando tenho um pouco de semolina! (nas minhas massas são 300g de semolina para 1kg de trigo!!)… e a água do cozimento deixo bem salgadinha, coloco um caldo de carne ou frango dependendo do recheio!

      Ah, com esta massa faço macarrão, capeletti, rondeli… e tudo o que você quiser rechear e cozinhar!

  4. Andrea Affonso de André says:

    Comprei uma massa de lasanha caseira congelada. Posso utiliza-la pra montar os capeletis?

    • Gastão Cassel says:

      Olha, não sei se a massa industrializada terá a flexibilidade suficiente para moldar os capeletis, já que a massa caseira é mais maleável. Mas acho que vale a tentativa. Por favor, nos conte o resultado. Abçs

  5. Boa noite! você poderia me dar uma dica da relação entre as medidas da receita e a quantidade de pessoas que serve? Tipo: 500 g de farinha /5 ovos serviriam quantas pessoas? Dá pra ter uma noção?

    • Gastão Cassel says:

      Oi Bárbara. Para a massa podes calcular 50g de farinha por pessoa e 1 ovo para cada 100g de farinha. Se achares que a massa ficou muito dura, coloque mais um ovo, ou parte dele, até chegar ao “ponto” da massa. Isso porque há variação em cada marca de farinha e tamanho dos ovos. A dia é bater o ovo e ir agregando aos poucos. Com 300g de carne moída você vai poder rechear muito capeletti, já que cada um leva algo como uma colher de chá de recheio.
      Obrigado pela visita. Volte sempre!

  6. Rosana Machado says:

    Olá!Adorei a receita!Quero saber se os capelettis são cozidos direto no molho?O preço por quilo sugerido?Bjs…

    • Gastão Cassel says:

      Rosana: Eles podem ser cozidos na água, para depois receber um molho, poem ser cozidos num brodo, para fazer uma sopa, ou podem cozinhar direto no molho. Aí é a tua escolha.
      Com relação a preço, não tenho nem ideia, pois a gente não comercializa.
      Abçs e obrigado pela visita.

  7. Mt facil e prático de fazer, e para os vegetarianos o recheio pode ser feito de cenoura com cogumelos e tomate seco, uma delicia

  8. Fabricia Gomes says:

    Me deu água na boca! Vou tentar fazer.

  9. Adorei conhecer o blog. Essa receita me deu fome, rsrs …. Muito boa e bem elucidativa. Imaginava que fosse mais difícil fazer capelletti caseiro. Parabéns!

  10. Oi, quanto tempo é possível guardar os capelettis resfriados, ou pode-se congelar?

    Adorei a receita e o site 🙂

  11. Olá, fiquei com dúvida na parte do recheio, o alho é cru?
    Desde já, obrigada!

  12. edineia carolino says:

    Alberico Rodrigues Boa tarde,me passaram a receita do capeletti assim: 5 ovos,1k de trigo,2 copos de água e meio copo de óleo,o que você acha dessa receita?

  13. Adoreiiiiiiii muito bem explicadinho !!

  14. Ana Carolina says:

    Muito bom vou tentar fazer, obrigada por em cinar passo a passo fica mais fácil de entender!

  15. Tania Colferai Collobialli says:

    AMEI. Vou fazer hj para o jantar. Muito obrigado por dividir conosco suas experiências e receitas. Grande bj.

  16. Fiz hj. Ficou maravilhoso. Fiz com o recheio da Samosa de vegetais e qualhada. O molho branco com brocolis. Só tenho que agradecer. …massa leve e deliciosa, além de fácil para trabalhar. Bj

  17. Seria como fazer massa de macarrão.

  18. Eu consigo fazer com massa de pastel?

    • Gastão Cassel says:

      Oi Meire. Massa de pastel não é adequada. Mas massa de lasanha fresca dá perfeitamente. Já fizemos e ficou bem legal.
      Obrigado pela visita.

  19. Olá, o trigo é sem fermento ?

  20. Muito boa esta receita

  21. Caroline Motta says:

    Olá, já fiz sua receita uma vez e servi com molho branco, o pessoal aqui de casa aprovou. Gostaria de fazê-la novamente mas como tenho pouco tempo, será que posso montar os capelettis e guardá-los para cozinhar no dia seguinte? Qual a melhor forma de armazenar?

    Obrigada pela receita!! 🙂

    • Gastão Cassel says:

      Caroline, guardar na geladeira é suficiente. Isto pode até ser congelado e depois levado direto à água de cozimento. Abçs

  22. Liliana Barussi says:

    Olá! vou compartilhar uma dica de recheio da minha vozinha italiana:

    Meio queijo fresco ralado;
    Meia xicara de açucar;
    1 gema;
    noz moscada ralada a gosto.
    misture tudo e recheie o capeletti. Este recheio combina muito bem com este caldo do frango que foi ensinado na sua receita.
    Aqui é tradicional o Capeletti da Vó Zulmira. Todos amam!!!
    beijinhos!

  23. Tania Oliveira says:

    Adorei a receita ficou muito boa!!
    Tanto que nunca sobra por isso quero saber como congelar p ter sempre pronta??

    • Gastão Cassel says:

      Oi Tânia. Obrigado pela visita. Não tem mistério para congelar: é colocar no freezer cuidando para que não grudem. Na hora de usar vai congelado mesmo para o caldo ou água quente.

    • Olá, boa tarde! Você leva o capeletti ao freezer num tabuleiro ou travessa por alguns minutos até congelar. Depois que estiver congelado, põe num saco plástico e volta ao freezer.

  24. Valdineia Fernandes Silva says:

    Amei essa receita,tinha vontade de fazer capeleti mas não sabia fecha ficano formato de capeleti e através dessa receita explicando passo a passo consegui fazer???

  25. Rosana Maria Neumann says:

    Adorei,muito bem explicado,obrigada

  26. Adorei a receita. Espero que meus capeletes fiquem tão lindos quanto os seus rsrs

  27. Teresinha Ribeiro says:

    boa noite

    quero fazer capelete de presunto, ricota e ovo e conservar na geladeira, por qtos dias é seguro? não precisa secar nada?
    grata

    teresinha

  28. Anete de jesus Barbosa says:

    Obrigada, aprendi a moldar os agnolines, parecia difícil, mas vocês explicam muito bem. Bjo.

    • Oi, Anete. Obrigada pelo comentário! Também podes fazê-lo cortando a base em quadradinhos, mas acho assim mais fácil. Divirta-se fazendo estas delícias! Abs.

  29. Carlos Faller says:

    Vou fazer muito bom

  30. Eu adorei muito leve so gostaria de saber para congelar tem que conzinhar primeiro e quanto tempo para conzinhar muito obrigada.

    • Gastão Cassel says:

      Oi Denise. O cozimento é bem rápido, coisa de dois minutos, dependendo da espessura da massa. Congele cru e coloque ainda congelado para cozinhar. Mas claro que aí leva um tempo mais no cozimento.
      Obrigado pela visita!

  31. sergio leo alves says:

    Gastao Cassel, muito legal suas dicas e receitas, tambem trabalho com massa caseira ou melhor estou comecando, e a aceitação esta grande, o puderes de mandar por email dicas e receitas te agradeceria, um grande abraço Sergio Alves

  32. Rosely Davino says:

    O recheio das mamas italianas o frango e misturado com uma porção de pernil sem gordura moídos e acrescentando farinha de rosca queijo ralado e temperos.
    Para o Brodowski ( caldo) usar uma galinha caipira o sabor e maravilhoso!

  33. Rosely Davino says:

    Correção:
    BRODO ( caldo)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*