Pãozinho recheado com queijo e orégano

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Pão recheado com queijo

Hoje a receita vem do caderno mais antigo e surrado da gaveta. Nem sou tão antiga assim, mas ele é bem anterior ao tempo dos blogs de comida. Nele colei muitas receitas de embalagem e dicas preciosas de gente  amiga. Um caderno de receitas e memórias.

Esse pão, por exemplo, trouxe uma lembrança. No início da vida escolar do Pedro Cassel, ele estudou numa escola alternativa. A palavra “alternativa”  poderia se desdobrar num imenso texto… Mas o fato é que naquela época já se pensava e se fazia muitas coisas por um mundo melhor, com menos consumo, vida saudável e sustentável, sem precisar publicizar nas redes sociais. Nem precisávamos ficar convencendo os outros de nossos discursos, a ideia era apenas uma vida mais simples. O fato é que naquele tempo a escola era precursora da ideia do lanche coletivo. A cada dia uma criança da turma levava o lanche para todos os colegas. Fazia parte do lanche a alegria de compartilhar o alimento e a qualidade do que levava. Além das frutas e do suco natural fazíamos um algo mais. Inventávamos muitas coisas. E haja imaginação para não ser repetitivo…

Para fazer um pão com queijo diferente ganhei esta receita de uma amiga querida. A receita não é o exemplo mais saudável do planeta, mas rememora uma época ótima e era um dos lanches preferidos da turma.

São pãezinhos recheados, do tipo que fica mais para crocante que fofo. Uma delícia para um lanchinho da tarde. Aqui, comemos uma porção enquanto líamos as aventuras do comissário Montalbano, de Andrea Camilleri (fica a dica de uma ótima leitura!).

Pão recheado com queijo

Para os pães (fiz metade da receita e deu uns quinze pãezinhos):

– 3 xícaras de farinha de trigo (já fiz misturando um pouco de farinha de aveia e fica ótimo)

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 2 colheres de queijo parmesão (usei um bom queijo ralado na hora e coloquei uma porção generosa!)

– 100 g de manteiga temperatura ambiente

–  leite – suficiente para dar liga na massa

– 1 ovo batido para pincelar

– Pitada de sal (o sal vai depender do quanto o queijo ralado for salgado)

– porção de queijo cortado em cubinhos pequenos temperados com orégano. Usei queijo prato mesmo, mas se for um queijo mais marcante melhor. A erva para temperar pode ser alecrim, manjericão, tomilho… use a que mais gostar. Pode até aromatizar a massa também.

Numa tigela junte a farinha, o fermento, o queijo ralado e a manteiga. Faça uma farofa. Em seguida acrescente o leite aos poucos , amassando para dar liga à massa e ela soltar das mãos. Não precisa amassar muito. Faça a correção de sal, se necessário. Em seguida pegue pequenos pedaços da massa e estique-a na palma da mão, coloque um pouco do recheio. Feche a massa fazendo bolinhas ou o formato de um pãozinho. Coloque numa forma untada. Pincele com o ovo batido e leve ao forno médio aquecido por aproximadamente 20 min. ou até que os pãezinhos dourem.

Que delícia! Um caderno de receitas pode nos trazer muitas memórias afetivas.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*