Sopa de capeletti caseiro

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Sopa de Capeletti

Num domingo com frio e chuva, a cozinha foi o melhor lugar, depois do sofá com uma manta quentinha, claro. Os últimos dias foram sem muito tempo para cozinhar, por conta disso o dia teve uma produção intensa. Mas a melhor delas, sem dúvida, foi a sopa de capelletti.

Na prática foi uma sopa bem simples, com o que tínhamos na despensa. O que deu o toque especial foram os capelettis que inventei de fazer. Uma ideia aparentemente insana para um domingo a noite, mas valeu cada segundo de trabalho. Uma sopa quente e reconfortante.

Gostamos da sopa apenas com o caldo, um brodo, e os capelletis para valorizar ainda mais a massa. Logicamente a sopa da foto ficou bem mais elegante. Mais modesta na quantidade do que aquela que nos alimentou…

Prometo que farei uma receita de capeletti mais detalhada mostrando todos os passos, hoje vou me concentrar na sopa.

Capeletti

Numa panela refoguei um pouco de cebola, alho poró e alho num fio de azeite. Só para dar uma suada. Em seguida coloquei um pedaço de sobrecoxa de frango caipira. Incluí uma cenoura em pedacinhos e um punhado de salsão. Temperei com sal e pimenta, coloquei água fria e deixei cozinhar. Queria uma caldo de sabor intenso.

Enquanto o caldo apurava os sabores fiz a massa.

Para duas pessoas usei 2oog de farinha de trigo, três ovos (eram bem pequenos), uma pitada de sal. Numa bancada amassei até conseguir uma massa bem elástica.

Estiquei a massa, cortei os círculos (tem gente que faz um quadrado) e recheei com uma carne moída bem temperada, especialmente com pimenta.

Sopa de Capeletti

Quando o caldo estava pronto passei numa paneira e voltei com a panela ao fogo, agora só com o líquido. Quando ferveu coloquei uma porção generosa de capelettis. Em alguns minutos eles estavam prontos. Aí foi para o prato com uma chuva de cebolinha e salsinha.

Uma delícia para encerrar o domingo bem aquecido.

 

3 Comments

  1. adoro a história e o resultado, esta sopa ficou mesmo reconfortante ^^
    Beijinhos

  2. Mariana Baima says:

    Sopa de capeletti é a preferida aqui em casa e essa receita deu água na boca. Aprendemos com um italiano uma dica bem legal: colocar uma cebola inteira com cravos espetados no final do cozimento. Fica um sabor delicioso!

  3. Pingback: 7 delícias salgadas e 1 doce para aquecer seu estômago neste frio | Integração MS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*