Sopa de capeletti caseiro

4

sopa de capeletti

Num domingo com frio e chuva, a cozinha foi o melhor lugar, depois do sofá com uma manta quentinha, claro. Os últimos dias foram sem muito tempo para cozinhar, por conta disso o dia teve uma produção intensa. Mas a melhor delas, sem dúvida, foi a sopa de capelletti.

Na prática foi uma sopa bem simples, com o que tínhamos na despensa. O que deu o toque especial foram os capelettis que inventei de fazer. Uma ideia aparentemente insana para um domingo a noite, mas valeu cada segundo de trabalho. Uma sopa quente e reconfortante.

Fazendo o caldo ou brodo

Gostamos da sopa apenas com o caldo, um brodo, e os capelletis para valorizar ainda mais a massa. Logicamente a sopa da foto ficou bem mais elegante. Mais modesta na quantidade do que aquela que nos alimentou…

Veja aqui a receita de capeletti  mostrando todos os passos, hoje vou me concentrar na sopa.

capeletti caseiro

Numa panela refoguei um pouco de cebola, alho poró e alho num fio de azeite. Só para dar uma suada. Em seguida coloquei um pedaço de sobrecoxa de frango caipira. Incluí uma cenoura em pedacinhos e um punhado de salsão. Temperei com sal e pimenta, coloquei água fria e deixei cozinhar. Queria uma caldo de sabor intenso.

Enquanto o caldo apurava os sabores fiz a massa.

Para duas pessoas usei 2oog de farinha de trigo, três ovos (eram bem pequenos), uma pitada de sal. Numa bancada amassei até conseguir uma massa bem elástica.

Estiquei a massa, cortei os círculos (tem gente que faz um quadrado) e recheei com uma carne moída bem temperada, especialmente com pimenta.

Mas afinal, isto é capeletti ou agnolini?

Finalização da sopa

sopa  capeletti caseiro

Quando o caldo estava pronto passei numa paneira e voltei com a panela ao fogo, agora só com o líquido. Quando ferveu coloquei uma porção generosa de capelettis. Em alguns minutos eles estavam prontos. Aí foi para o prato com uma chuva de cebolinha e salsinha.

Uma delícia para encerrar o domingo bem aquecido.

Siga-nos nas nossas redes e acompanhe as novidades!

sopa capeletti

4 COMENTÁRIOS

  1. Sopa de capeletti é a preferida aqui em casa e essa receita deu água na boca. Aprendemos com um italiano uma dica bem legal: colocar uma cebola inteira com cravos espetados no final do cozimento. Fica um sabor delicioso!

  2. […] A sopa de capeletti é muito consumida no sul do Brasil, onde o frio sempre é sentido. É simplesmente um capeletti (massa recheada em forma de uma bolinha fechada por dentro) com qualquer recheio (frango, carne ou queijo), com um caldo bem líquido e condimentos. Promete aquecer de verdade e é muito fácil de fazer, você pode comprar o capeletti pronto ou fazer em casa. Receita aqui.  […]

  3. Deve ter ficado uma delicia, tem gente que também usa um queijinho ralado, aproveitando o BAR DO ZÉ vai receber diretamente da terceira légua de Caxias do Sul uma partida de Capeletti da Colônia a diretoria será diretamente avisada sdd

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui