Tabule de quinua

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Quinoa

Este ano tivemos o privilégio de conhecer um pouquinho do Perú. Numa viagem de carro entramos no Perú pela Fronteira com o Chile e passamos por várias cidades até chegar a Cusco. Foram caminhos absolutamente lindos, descobrindo um país rural e, em muitos lugares, muito pobre.

Uma das coisas mais interessantes que pudemos ver e provar por lá foi a ampla variedade de grãos produzidos na altitude. Além de saborosos, são riquíssimos em nutrientes. Vale um destaque para os vários tipos de batatas também.

Quinua

Vimos a quinua presente em vários cardápios peruanos. Comemos risoto, sopa, tabule e mais alguns pratos nos quais a quinua reinava. Mas descobrimos que para os peruanos ela é um ingrediente bem comum e bem menos importante que o milho, por exemplo. Segundo algumas pessoas com quem falamos, a quinua é servida por ser famosa entre os turistas. Eles não entendem muito porque dos turistas a adoram tanto. Outro equívoco, segundo eles, é que a quinua é confundida com o kiwicha, o alimento super completo que foi escolhido pela NASA para fazer parte da dieta dos astronautas. Este sim é motivo de orgulho. Infelizmente não achei o produto para comprar. Em compensação, como boa turista, trouxe dois tipos de quinua.

Viagem

Foi com a quinua que fizemos uma espécie de tabule para ser a salada de um almoço de verão.

Esta é uma daquelas receitinhas feita sem medidas onde juntando várias coisas que gostamos. Primeiro cozinhamos aproximadamente uma xícara de quinua vermelha em água e sal.

Quinua

Enquanto cozinhava cortamos em cubinhos: tomate, cebola (para não ficar muito forte lavamos a cebola com um pouco de água quente), pimentão vermelho, cebolinha e salsinha.

Depois de cozida, a quinua foi escorrida e misturada aos outros ingredientes. Fizemos uma correção de sal e regamos com um fio de azeite e suco de limão. Depois de fria foi servida com alface. Uma delícia.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*