Quiche de cogumelo

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Quiche Fazer quiche exige um certo desprendimento, especialmente se consideramos a quantidade de manteiga e creme de leite que leva. Mas, de vez em quando, compartilhando com várias pessoas para amenizar a culpa, é sempre uma boa saída.

Para a massa:

– 200 g de farinha de trigo

– 90g de manteiga

– 1 ovo

– 1 colher (sopa) de água

– Pitada de sal

Coloque a farinha numa bancada de trabalho e faça um montinho com um buraco no meio. Bata levemente o ovo com a água e o sal. Despeje no centro da farinha e acrescente a manteiga gelada, cortada em cubinhos. Misture com a ponta dos dedos até a massa ligar. Deixe descansar por vinte minutos na geladeira. Pré aqueça o forno. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda com aro removível de 23 cm de diâmetro. Com o garfo faça alguns furinhos no fundo da massa. Leve para assar por sete min.

Dica: o ideal é assar a massa um pouco antes de colocar o recheio. Para que ela não encolha, a dica é colocar sobre ela um disco de papel manteiga e feijões crus. Leve ao forno por seis minutos, retire o papel e os grãos e deixe mais um minuto. Em seguida coloque o recheio e leve ao forno para assar. Cogumelos

Recheio:

– 1 1/3 de xícara de creme de leite fresco

– 3 ovos graúdos – 200g de cogumelos (usamos os cogumelos castanhos)

– 2 dentes de alho picados

– 1 colher de salsinha picada

– 1 colher de queijo parmesão ralado

– 1 cebola picada

– 1 fio de azeite

Sal, pimenta moída na hora e noz moscada

Numa frigideira grande coloque um fio de azeite e refogue a cebola. Em seguida acrescente o alho e os cogumelos fatiados (não lave os cogumelos, apenas limpe-os com um pincel ou um pano de prato). Deixe tudo refogar. O cogumelo vai soltar um pouco de líquido. Não precisa cozinhar muito tempo, leva uns cinco minutos, no máximo. Coloque a salsinha e o sal e deixe reservado até que esteja totalmente frio. Numa tigela bata ligeiramente os ovos, o creme de leite, acrescente o queijo ralado, a pimenta e a noz moscada. Acrescente ao creme os cogumelos e todo o líquido que eles soltaram. Faça uma correção de sal, se necessário.

Cubra a massa com o recheio e leve ao forno pré aquecido, 170 graus,  por cerca de 30 min. Ou até que o recheio esteja firme e a massa dourada. Deixe esfriar levemente antes de retirar da forma e servir.

Servimos com um mix de mini folhas, temperadas apenas com um fio de azeite e flor de sal.

 

2 Comments

  1. Pingback: Santo Menu » Menu semanal – de 30 de novembro a 4 de dezembro

  2. Eu gostei, mas minha esposa não gostou nada nada, mesmo ela gostando de todos os ingredientes da receita. Uma pena!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*