Biscoito de gengibre, canela e laranja

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

 

Biscoito de gengibreHá dias estava com vontade de fazer biscoito. Desses que ficam no pote ao lado da cafeteira e, sem muita desculpa, saciam a vontade de um doce. Mas com a vida meio corrida estava difícil. Na quarta-feira a noite parei de deixar pra depois e confirmei que fazer biscoito também acalma a ansiedade. As vésperas de levar nosso cão pra uma cirurgia que envolvia alguns tantos riscos (ele é um bicho bem velhinho e, por conta de um câncer no baço, estava bem debilitado; a cirurgia era a única opção de melhorar sua estadia por aqui) fui para a cozinha “desestressar”.

Comecei minha busca por inspiração e encontrei os clássicos biscoitos de gengibre. Aquele com formato de bonequinho, sabe?  Esta é uma das receitas e imagens diretamente associadas ao Natal.  Pois que ficou interessante juntar a busca por uma receita de biscoito com a ideia de Natal e celebração de afeto.

Existem muuuitas versões desta receita, mas escolhi esta, que pincei daqui, para compartilhar.

Biscoito de gengibre

Para fazê-los:

– 200 g de farinha de trigo com fermento (usei farinha comum e  uma colher de chá de fermento)

– 1 colher de chá de canela em pó

– 1 colher  de chá de gengibre fresco ralado (faz diferença ser fresco)

– 90 g de manteiga

– 85 g de açúcar demerara (usei açúcar cristal orgânico)

– Raspas de casca de uma laranja

– 1 ovo batido.

Misture a farinha, o fermento, a canela e o gengibre. Acrescente a manteiga cortada em cubos e vá incorporando-a com a ponta dos dedos. Fica com textura esfarelada. Junte o açúcar, a raspa de laranja e o ovo ligeiramente batido. Amasse bem até fazer uma massa homogênea. Coloque a massa numa vasilha coberta com filme plástico e leve à geladeira por uma hora.

Em seguida estenda a massa com rolo até ficar com uns três milímetros de espessura. Corte com a sua forminha preferida. Caso não tenha forminha para cortar biscoitos pode fazer círculos e/ou meia lua com a borda de um copo.

Coloque numa assadeira untada e leve ao forno aquecido a 180º C por aproximadamente 10 minutos ou até dourarem. Biscoitos assam rápido,  por isso é bom ficar de olho.

Biscoito de gengibreEnquanto assavam, os biscoitos aromatizaram a casa e trouxeram aquela sensação de aconchego. Um conforto que tranquiliza a gente.

Nosso amigo já fez a cirurgia e passa bem, dentro do possível num pós operatório bem dolorido. Aos inúmeros amigos e conhecidos que mandaram boas vibrações, nosso afeto em forma de biscoitos.

Ah! Estes biscoitos também ficam lindos como um mimo para presentear no Natal, não acham?

 

 

5 Comments

  1. Ontem experimentei essa receita e por terem sido os primeiros biscoitos que fiz, fiquei bem satisfeito. Crocantes e saborosos. Pro meu gosto ficaram um pouco doces, mas isso é só uma questão de ajuste para as próximas fornadas.

    Obrigado pelas ótimas receitas!

  2. Posso usar açúcar mascavo? Se sim, qual a quantidade?
    Grata!

    • Oi, Cris. Nunca fiz com açúcar mascavo, mas acho que podes usar a mesma quantidade. A diferença é que a massa não ficará tão lisa e possivelmente, onde ficarem grumos de açúcar, vai derreter e deixar um gostinho de caramelo.
      Depois me conta se deu certo! Abs.

  3. Rende quantos biscoitos?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*