Filet suíno com cogumelos e massa folhada

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Filet suíno com cogumelos e massa folhada

Adoro carne suína e, recentemente, tenho me esbaldado na oferta do corte de mignon que tem aparecido nos mercados. Uma peça pequena, boa para duas pessoas, limpinha e suculenta. Tudo de bom. Há muitas formas possíveis de preparo e desta vez eu resolvi dar um ar sofisticado, envolvendo a carne com cogumelos e massa folhada. Ficou excelente.

Primeiro temperei o mignon com sal, pimenta, suco de limão e um pouco de shoyu (molho de soja). Deixei marinar uma meia hora. Aí botei a carne numa frigideira muito quente só para selar em todos os lados. Não é para cozinhar a carne, só selar, que ela ainda vai ao forno. Deixei esfriar na geladeira para não amolecer a massa folhada na hora de montar.

Refogado de cogumelos

Para dar um toque “terroso” ao prato, resolvi adicionar um refogado de cogumelos. Usei cogumelos castanho frescos, que limpei com toalhas de papel (jamais lave cogumelos, pois eles ficarão encharcados), e piquei em pedaços medianos. Na frigideira bem quente com azeite passei um dente de alho picadinho e os cogumelos, até dourarem. Temperei com sal e pimenta e, ao final, com o fogo apagado, juntei um punhado de salsinha picada.

Montagem

Filet suíno com cogumelos e massa folhada

Usei uma caixinha de massa folhada pronta já descongelada, que abri levemente com um rolo de massa e um punhado de farinha. Sobre ela espalhei o refogado de cogumelos, já frio, e o mignon suíno, também frio. Enrolei como um envelope fechando bem e, com um garfo fiz alguns furos para sair o ar quando no cozimento.

Para dar cor pincelei um ovo batido por cima e, para dar alegria e sabor, também polvilhei gergelim moído por cima.

Numa forma untada a carne “envelopada” foi para o forno já quente e lá ficou por trinta minutos, quando a massa ficou dourada e crocante.

Acompanhando de uma saladinha é uma refeição completa, leve e deliciosa. Para quê mais?

 

One Comment

  1. Maravilhosa receita! Somos produtores de carne suína e ficamos muito felizes quando alguém trata a proteína animal mis consumida no mundo com tanto carinho!
    Veja mais receitas em http://www.abcs.org.br

    Abraços e parabéns pelo seu site!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*