Bifes de entrecote ao molho tinto com cogumelos

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Cozinhaadois

Se um bife de entrecote, por si, já é algo que merece veneração, imagina ser for de carne da raça Angus e preparado com um molho de vinho e cogumelos. Foi o que preparamos para almoço de um domingo chuvoso e cheio de preguiça.

CozinhaadoisOs dois bifes de uns 3 cm de espessura apenas marinamos um pouco em azeite de oliva e chimichurri (aquele tempero típico do Uruguai e Argentina), mas vale usar as ervas de sua preferência e até um toque de alho. Só não coloque sal na marinada para que a carne não solte seu suco.

CozinhaadoisQuando a frigideira de fundo grosso estiver muito quente entre com os bifes. Se a frigideira não for espaçosa, cozinhe um de cada vez, pois muita carne de uma vez pode baixar a temperatura da chapa. Aí é só esperar que na parte que ficou para cima apareçam algumas gotas do suco da carne, este é o ponto de virar. Vire e deixe o mesmo tempo que ficou o outro lado. Só então coloque sal na carne. O melhor é usar sal grosso moído, mas vale o que tiver em casa. Lembre que entrecote bem passado é sacrilégio, a carne deve estar no máximo rosada.

O molho

CozinhaadoisApós fazer os bifes, aproveite a frigideira e jogue uma colher rasa de manteiga e refogue ali meia cebola picada bem miúda, dois ou três dentes de alho bem picadinhos e uma boa quantidade de cogumelos frescos fatiados (usamos o champignon). Deixe o cogumelo começar a ficar dourado entre com um copo de vinho tinto seco (usei um cabernet sauvignon) e tempere com sal e pimenta. Deixe levantar fervura e acrescente uma colher generosa de creme de leite fresco (nata) para aveludar o molho. Deixe cozinhar até que o molho reduza e fique espesso. Quando estiver no ponto, desligue o fogo e junte um punhado de salsinha picada para dar cor e perfume. Despeje sobre os bifes e… delicie-se.

Servimos com batatas assadas.

 

4 Comments

  1. Carne bovina, vinho tinto e cogumelos parecem que nasceram uns pros outros, né?

  2. Me gustó la receta ,mais me pergunto :ónde ficam os bifes mientras fazemos o molho ahí eses esfríam,eu faría primero o moljo e logo os bifes para comer bien quentinhos,como tú dices entrecot frío é un sacrilégio!!!!!

    • Gastão Cassel says:

      Nancy, obrigado pela visita.
      A ideia de fazer o bife primeiro é aproveitar o “fundo” que fica na frigideira para dar mais sabor ao molho. O que a gente faz é manter os bifes no formo aquecido mas desligado, só para manter o calor. Concordo contigo, entrecote frio é sacrilégio.
      Abçs

  3. Nossa parece deliciosa! Vai para meu caderno de receitas e quando fizer te aviso. abs

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*