Bolo de maracujá e amêndoas

1

bolo maracujá

Maracujá é uma fruta que usamos pouco por aqui. Aproveitando a época, não resisti e trouxe um lindo na última ida a feira. Ficou na fruteira alguns dias esperando minha decisão sobre o que fazer com ele. Finalmente resolvi fazer um bolo. Quando abri a fruta foi uma alegria descobrir uma polpa super amarela e sabor intenso, com muito suco. Então vamos lá: Bolo de maracujá e amêndoas.

O bolo, com a cor do maracujá e dos ovos orgânicos, ficou super amarelinho, fofo e bem perfumado. Vale provar.

Ingredientes

Usei:

maracujá100 g de manteiga (temperatura ambiente)

– 1 xícara de açúcar

– 3 ovos

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 1/2 xícara de amêndoa (triturei no liquidificador deixando uns pedacinhos maiores)

– 1/2 xícara de suco de maracujá (se usar suco concentrado dilua 1/4 de maracujá com o restante de água)

– 1 colher de sopa de fermento em pó

Como fazer

Pré-aqueça o forno em temperatura média.

Na batedeira bata a manteiga e o açúcar até fazer um creme. Acrescente os ovos um a um até obter um creme homogêneo. Junte a farinha, a amêndoa e o suco de maracujá. Por fim acrescente o fermento, incorporando-o com uma espátula.

Coloque a mistura numa forma redonda (dessas com buraco no meio) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno aquecido por aproximadamente 25 min. ou até que ao fazer o teste do palito e ele saia limpo.

Para intensificar o gosto de maracujá, pode ser feita uma calda (usei a polpa com as sementes e um pouco de suco). Basta acrescentar um pouquinho de açúcar (usei uma colher sopa, mas vai do gosto de cada um) e colocar sobre o bolo ainda quente.

Essa é uma daquelas receitas básicas mas que funciona bem como a variação de um bolo amanteigado, aproveitando uma fruta da estação usando o sei suco como a parte líquida. No lugar do maracujá pode ser limão, tangerina, laranja, enfim, vale experimentar.

Nada como um bolo gostoso para fazer um lanche numa tarde de chuva e muito trabalho.

MAIS RECEITAS DE BOLO AQUI.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui