Bolinho de siri

2

Bolinho de siri

Bolinho de siri é um clássico de botecos, especialmente se estiverem na beira do mar. Aqui em Florianópolis também chamam de “torpedinho”. Mas não fizemos a receita clássica dos manezinhos, optamos por adicionar batata na massa (como se faz em bolinho de bacalhau) e obtivemos um resultado interessante.

Como fazer

Antes de tudo se prepara um refogado de siri. Ele começa com uma frigideira ou panela muito quente onde se coloca a carne de siri (usamos cerca de 1kg). A carne vai soltar bastante líquido, mas a gente vai mexendo até secar. E quando seca a gente entra com uma cebola picadinha, dois dentes de alho picadinhos e meio pimentão verde, em miúdos cubinhos. Deixamos refogar e logo adicionamos um tomate grande picado (com casca e semente mesmo).

Tempera-se com sal e pimenta a gosto. E nós, neste caso, adicionamos duas colheres de molho de ostra, que deu um toque interessante, mas não é obrigatório. Este refogado deve ficar sequinho e receber um bom punhado de salsinha depois de cozido.

Enquanto fazíamos o refogado umas quatro batatas grandes cozinhavam já picadas na panela ao lado. Coisa de vinte minutos de fogo até ficarem se desmanchando. Nossa meta é produzir um purê de batatas para compor a massa dos bolinhos.

Montagem

Bolinho de siriPara fazer os bolinhos juntamos o purê de batatas com o refogado, mas numa proporção que fique muito mais (digamos que 4 para 1) siri do que batata. A massa deve ficar firme o suficiente para  fazer bolinhas que passarão por ovos batidos e serão empanadas em farinha de rosca.

Aí é só fritar em óleo bem quente e saborear. O rendimento é bem bom, mas não conseguimos contar os bolinhos que fizemos, pois havia uma galera esperando ávida cada porção que saía da frigideira.

O bolinho por si só já é um show, mas quando ganha um toque de molho de pimenta antes da mordida vira um festival completo.

Vale a pena conferir.

2 COMENTÁRIOS

  1. o nome disso, tecnicamente e juridicamente falando, é sacanagem! mas q puta sacanagem com o pobre…eu quase desidratei de tanta baba, miseráve!!!! beijo niti e na Soninha miserave tb! =D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui