Geleia de bergamota ou tangerina

23

Que tal geleia de bergamota? Inverno lembra e cheira a bergamota. Além de super popular a fruta tem nomes diferentes por aí. No Brasil, dependendo da região, é conhecida também como tangerina, mimosa, mandarina e/ou mexerica.

Bergamota em gomos é uma deliciosa sobremesa, mas também pode se tornar uma maravilhosa geleia. Foi o que fiz. Além de gostar de geleias caseiras, estava querendo fazer um recheio pra uma receita que logo, logo, farei. Achei bergamota bem cheirosa no supermercado e não resisti.

Pesquisando sobre geleias achei num endereço algumas dicas super bacanas.
Desde os ingredientes fundamentais para geleia, que são: frutas, pectina, ácido e açúcar. Como o detalhamento de cada um destes ingredientes. Explicando, por exemplo, a função da pectina e os alimentos que são fontes naturais dela. Bergamota é riquíssima.

Pra quem gosta de geleia vale a leitura. Veja mais aqui.

Foi de lá que tirei a receita que me inspirou (pra variar modifiquei um pouquinho…)

Em seguida descreverei a receita original com as modificações (fiz metade das quantidades e rendeu aproximadamente 300g).

Como fazer

  • 12 tangerinas  (usei 7 bergamotas pequenas)
  • 2 copos americanos de água – Usei  1 copo
  • O mesmo peso de bergamota em açúcar – para 400g de bergamota usei 400g de açúcar demerara. O açúcar demerara não é branco. Isso interfere na cor da geleia que fica um amarelo mais escuro.

Modo de preparar:

A receita sugere que se pegue as cascas de seis tangerinas, corte-as em tirinhas fininhas e lave-as bem até que a água saia bem limpa. Usei menos que a casca de meia tangerina. Ficou na medida pra mim, mas não fiz este procedimento de lavagem, apenas coloquei as tirinhas pra cozinhar com o doce.

Corte  gomos da bergamotas, triturando-os com uma faca. Retire as sementes e reserve.

Junte as tirinhas das cascas com os gomos e o açúcar. À parte, ferva as sementes com a água, durante dez minutos. Retire as sementes e acrescente a água aos outros ingredientes. Leve ao fogo até dar o ponto. Lembre que a geleia quente parece ainda líquida, mas quando esfria ganha consistência. Deixei ferver por aproximadamente 25 minutos. Durante o processo formou uma espuma e o líquido levantou. Foi necessário ficar perto nos primeiros dez minutos mexendo de vez em quando e retirando o excesso desta espuma.

A cor da geleia é de um amarelo ensolarado. Ainda morna foi para os potes esterilizados em água quente.  Ontem perfumou a casa, hoje melhorou nosso café da manhã.

Em tempo: super obrigada pelos comentários sempre tão afetuosos. Como vocês já devem ter notado não conseguimos ser muito sistemáticos em respondê-los, especialmente quando as agendas  se apertam. Mas adoramos recebê-los e lê-los! Bjo grande.

geleia-bergamota-tangerina-caseira

23 COMENTÁRIOS

  1. Sentindo o sabor e o cheiro, só de olhar a foto…Indo amanhã cedo, atrás de tangerinas e também pensando aqui na geléia de pinga do link indicado…rs!

  2. SIMPLESMENTE SENSACIONAL!!!
    COLOQUEI A CASCA P FERVENTAR E DEPOIS COLOQUEI NA PANELA ONDE ESTAVA COZINHANDO A POLPA COM AÇUCAR, TUDO DE BOM, ATÉ PORQUE ADORO MIXIRICA.
    EU RECOMENDO

  3. Atrás de uma receita, acabei deparando com meu comentário de 2013…Há cinco temporadas fazendo geléia de tangerina.
    E tendo que esconder para que o estoque dure até a próxima…rsrs!!!

  4. Oi! Me ajudeem!
    Há tempos quero fazer essa geléia para acompanhar um chá. Fiz hoje,mas ela não ficou consistente. 🙁 Ficou parecendo mais uma Jam que Jelly, só que um pouco menos consistente. Fiz 4 tangerinas e reduzi bem a quantidade de açúcar,pois estavam doces. Coloquei cascas de 1 fruta. Vocês têm alguma sugestão do que fazer a próxima vez para que fique na consistência de jelly?

    • Oi, Gabriela!
      Vamos ver se consigo ajudar…
      Para fazer uma jelly você vai precisar, basicamente, do suco da fruta e a pectina. Acho que pode estar aí uma das questões. No caso da tangerina ela já terá bastante suco e o motivo de colocar a casca e o pele dos gomos é exatamente por conta de serem ricos em pectina. Mas é importante fazer bem o procedimento de lavar a casca e tirar aqueles fiozinhos branquinhos do gomo, para que o doce não fique amargo. Sugiro que vc acrescente suco. Neste link você terá mais informações: https://www.e-familynet.com/phpbb/como-fazer-geleias-t233201.html

      Espero que dê certo! Bjos.

    • Oi, Rute.
      Açúcar refinado sem dúvida você pode usar. Normalmente eu costumo adaptar a receita pra não usá-lo. Já o adoçante culinário nunca usei. Talvez tenha que experimentar reduzindo a quantidade, acho que na mesma proporção da receita ficará muito doce. Bjos!!

  5. Olá, adorei a receita. Só não entendi quanto vc usou de casca. Pedia casca de 6 bergamotas e vc usou apenas de meia bergamota? É isso?

    • Oi, Patrícia. Isso mesmo. Eu achei que ficaria muito forte e usei um pouquinho, menos de meia bergamota. Só pra intensificar o sabor, senão fica muito amarga. Bjos!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui