Fraldinha assada e risoto de limão siciliano

Print Friendly

Para um jantar de segunda-feira nada mais simples do que um assado e um risoto bem aromático. A opção foi uma peça de fraldinha acompanhada de um risoto de limão siciliano. Pouco trabalho e grande resultado!

Preparar o assado é a coisa mais simples do mundo. Tempero básico: sal, raminhos de tomilho fresco, pimentas moídas (branca, preta e rosa) a seu gosto, alho picadinho, uma boa besuntada com azeite de oliva e… forno. Forno quente por coisa de 45 minutos para uma peça de 1,5kg.

Risoto de limão siciliano

Antes de tudo prepara-se um bom caldo de legumes. Numa panela com água fria colocamos um cenoura em rodelas, uma cebola cortada grosseiramente, um dente de alho amassado, raminhos de tomilho, alecrim, salsinha e talinho de salsão. Importante usar água fria, para que o sabor dos ingredientes se desprenda e se transfira para o líquido. Quando levanta fervura baixamos o fogo e deixamos por uns 30 minutos.

Para o risoto o procedimento padrão: Na panela com manteiga e azeite passamos uma cebola bem picadinha e, logo mais entra o arroz que dá uma breve fritada até começar a ficar transparente. O primeiro líquido que entra é o suco de um limão siciliano e logo mais um cálice de vinho branco seco. Mexendo sem parar vamos adicionando o caldo aos poucos numa operação que vai levar uns 20 minutos.

No final, com o fogo já desligado, “arredondamos” o risoto com uma colher de manteiga, um generoso punhado de parmesão ralado e as raspas de casca de um limão siciliano.

Resultado

O casamento da carne macia e suculenta com o risoto perfumado e cítrico é excelente. As texturas se completam e o paladar agradece.

 

2 Comments

  1. Que loucura! Fez o baby mexer na barriga aqui rsrs

  2. Silvia Bortoluzzi says:

    nossa que delicia…mas pra jantinha de segunda não dá neh?? pra uma sexta ta otimooo..hehehe

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>