Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro de Nutella

Print Friendly

Dada a profusão de receitas de bolos existentes acabo aproveitando ingredientes da época e fazendo bolos diferentes, afinal porque repeti-los se há tantas frutas e possibilidades. Mas a tradição pressiona com um pedido recorrente por aqui: faz um bolo de bolo… ou: quando farás bolo de chocolate?

Atendendo aos pedidos e aproveitando o motivo da visita do Pedro preparei, então, um bolo de chocolate. Receita básica e deliciosa.

Caprichei e incrementei, pra não perder o hábito, na cobertura. Fiz brigadeiro de Nutella. Adivinha como ficou…

A descrição é longa mas o bolo é muito fácil.  Uma dica: a organização dos ingredientes antes de começar a receita é fundamental para otimizar a sua execução. Facilita tudo. No caso deste bolo, e isso serve para a maioria das receitas de bolo e de pão, podemos separar os ingredientes secos e os “molhados”, isso facilitará todo o processo. Exemplificarei isso a seguir, no como fazer.

Para o bolo:

½ xícara de cacau em pó

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher  (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de fermento em pó

100 g de manteiga em temperatura ambiente

1 ¼ de xícara de açúcar

2 ovos grandes

½ xícara de leite

½ xícara de água fervente

2 colheres de essência de baunilha

½ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de vinagre branco

Pré-aqueça o forno a 170º C.

Numa tigela junte os secos: peneire a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal. Gosto de misturar estes ingredientes com um fouet.

Agora começa o trabalho da batedeira. Noutra tigela coloque a manteiga e o açúcar e bata até fazer um creme bem liso, claro e leve. Neste ponto acrescente os ovos um a um. Batendo bem para incorporá-los. Fica uma mistura bem aerada.

Misture o vinagre à água quente.

Com a batedeira ligada em velocidade média, acrescente alternadamente a mistura de farinha, a água quente e o leite, começando e terminando com a farinha. Não se preocupe se a massa parecer um pouco líquida em alguns momentos.

Coloque a massa numa assadeira untada com manteiga (usei uma assadeira com furo central e cacau para enfarinhá-la).

Leve ao forno aquecido por aproximadamente 30 min (sempre atenta ao seu forno e fazendo o teste do palito). Apague o fogo e deixe por mais 5min.

Deixe esfriar um pouco e desenforme.

Cobertura: um delicioso brigadeiro de Nutella

Numa panela de fundo grosso coloque uma lata de leite condensado, uma colher rasa (sopa) de manteiga e duas colheres (sopa) de Nutella.

Cozinhe em fogo baixo mexendo sem parar até alcançar o ponto de brigadeiro. Retire do fogo e acrescente uma boa colher de creme de leite para aveludar o creme e despeje sobre o bolo.

Resista se puder!

0 0 0 0 0
 

5 Comments

  1. Patrícia Lima says:

    Então Soninha, aqui em casa amamos a receita e faremos hj!! rs, beijos para vcs

  2. Isso é um crime! E por isso, vocês deveriam ser presos. Os dois!

  3. uau!! que receita perfeita! que bolo incrivel! fiquei com agua na boca!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

  4. Impossível resistir! Isso não se faz, a virtualidade está a espetar facas no meu estômago. Apetece-me correr para a cozinha e preparar esse bolo já!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>