Feijão branco com tomates e bistecas de porco

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Há dias em que o acompanhamento se destaca. É assim quando um feijão branco preparado no capricho é designado para acompanhar chuletinhas suínas, que têm seu valor mas passam a ser coadjuvantes deste show.

O preparo do feijão vimos num programa de TV, mas logicamente adaptamos ao nosso paladar. O segredo mesmo é cozinhar o feijão em um bom caldo de carne previamente elaborado (sempre temos caldos congelados). Cozimento de uns 20 minutos na panela de pressão, já que ele não ficou de molho com antecedência, como seria recomendável.

Enquanto o feijão (cerca de 500g) cozinha cortamos bem miúda uma cebola que foi refogada em azeite numa panela de ferro. Quando dourada, a cebola ganhou a companhia de um dente de alho laminado e de uns 25 tomates cereja inteiros, que ficaram ali refogando. Então adicionamos nesta panela o feijão e seu caldo. Temperamos com folhas de louro, sal e pimenta.

Quando levanta fervura baixa-se o fogo e deixamos o calor fazer seu trabalho porcerca de 40 minutos. Se necessário acrescenta-se água de vez em quando, mas o feijão não deve ficar com muito caldo, como se faz no feijão preto tradicional.

Quando o feijão estiver macio, com fogo já desligado, somamos um bom punhado de salsinha e cebolinha picados.

Bistecas

As bistecas que foram marinadas em sal, alho, pimenta e suco de limão são apenas grelhadas em chapa muito quente e servidas acompanhadas do feijão branco.

A refeição além de saborosa é nutritiva.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*