Strogonoff de nozes

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Com a presença do Pedro Cassel na casa, a cozinha nos últimos dias esteve em grande alvoroço. Puxando ao pai, Pedro anda entusiasmado por aprender mais sobre alguns pratos, além de escolher os seus favoritos para degustar.

Na última sexta a cozinha foi tomada pelos pães e doces. Dia de botar a mão na massa. Ficamos horas nos divertindo, e cansando, entre a batedeira e as panelas. Inventando sabores.

Uma das preparações foi uma sobremesa que sempre que é servida é aclamada. De fato é uma delícia e, para alegrar os mais entusiasmados pela praticidade, é muito fácil de fazer.

Não sei de onde vem o nome strogonoff de nozes, mas cabe. Aprendi a fazê-la com a querida Janine, há muitos anos. Uma daquelas receitas escrita no papel encontrado na hora e guardada assim no meio dos cadernos de receitas.

O doce é uma mistura de doce de leite, de boa qualidade, ovos, creme de leite e nozes, claro.

4 gemas

4 claras em neve

2 xícaras de doce de leite

1 lata de creme de leite

100 g de nozes (fiz um mix de nozes e amêndoas)

Coloque as nozes numa frigideira e leve ao fogo para que soltem seus óleos. Pique grosseiramente e reserve.

Numa panela de fundo grosso leve ao fogo baixo o doce de leite e as gemas passadas numa peneira (dessa forma tira-se a “pele” que envolve a gema, isso reduz o gosto de ovo). Cozinhe por uns quatro minutos, mexendo sempre. Tire do fogo e acrescente as nozes e uma lata de creme de leite sem o soro. Já usei um pote de creme de leite fresco e também funcionou. Reserve.

Enquanto esfria, numa vasilha bata as 4 claras em neve.

Acrescente o creme às claras e incorpore com uma espátula até formar uma mistura aerada, bem uniforme. Coloque numa refratária (gosto de salpicar sobre o doce, amêndoas em lascas, bem tostadinhas, para dar um toque a mais!). Leve ao congelador e deixe ali por algumas horas, até ganhar a textura de sorvete.

É uma excelente pedida para estes dias de muito calor.

 

One Comment

  1. essa é aquela sobremesa do teu aniversário, né? é um escândalo. beijo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*