Strogonoff de nozes

1

Strogonoff de nozesCom a presença do Pedro Cassel na casa, a cozinha nos últimos dias esteve em grande alvoroço. Puxando ao pai, Pedro anda entusiasmado por aprender mais sobre alguns pratos, além de escolher os seus favoritos para degustar. A receita de hoje foi uma das guloseimas que fizemos: Strogonoff de nozes.

Na última sexta a cozinha foi tomada pelos pães e doces. Dia de botar a mão na massa. Ficamos horas nos divertindo, e cansando, entre a batedeira e as panelas. Inventando sabores.

Uma das preparações foi uma sobremesa que sempre que é servida é aclamada. De fato é uma delícia e, para alegrar os mais entusiasmados pela praticidade, é muito fácil de fazer.

Não sei de onde vem o nome strogonoff de nozes, mas cabe. Aprendi a fazê-la com a querida Janine, há muitos anos. Uma daquelas receitas escrita no papel encontrado na hora e guardada assim no meio dos cadernos de receitas.

O doce é uma mistura de doce de leite, de boa qualidade, ovos, creme de leite e nozes, claro.

Como fazer

  • 4 gemas
  • 4 claras em neve
  • 2 xícaras de doce de leite
  • 1 lata de creme de leite
  • 100 g de nozes (fiz um mix de nozes e amêndoas)

Coloque as nozes numa frigideira e leve ao fogo para que soltem seus óleos. Pique grosseiramente e reserve.

Numa panela de fundo grosso leve ao fogo baixo o doce de leite e as gemas passadas numa peneira (dessa forma tira-se a “pele” que envolve a gema, isso reduz o gosto de ovo). Cozinhe por uns quatro minutos, mexendo sempre. Tire do fogo e acrescente as nozes e uma lata de creme de leite sem o soro. Já usei um pote de creme de leite fresco e também funcionou. Reserve.

Enquanto esfria, numa vasilha bata as 4 claras em neve.

Acrescente o creme às claras e incorpore com uma espátula até formar uma mistura aerada, bem uniforme. Coloque numa refratária (gosto de salpicar sobre o doce, amêndoas em lascas, bem tostadinhas, para dar um toque a mais!). Leve ao congelador e deixe ali por algumas horas, até ganhar a textura de sorvete.

É uma excelente pedida para estes dias de muito calor.

Bem fácil, não é?

Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

Strogonoff de nozes

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui