Fettuccine com tinta de lula

0

massa fresca tinta de lulaA tinta de lula empresta o cheiro do mar aos pratos. É a clássica pasta negra al mare. Há quem ache feia a cor preta nos alimentos produzidos com esta iguaria. Mas ninguém nega que o sabor delicado supera qualquer problema de aparência. Pra celebrar todos este sabores fizemos fettuccine com tinta de lula

Resolvemos adicionar tinta de lula ao preparo de uma massa caseira para ser servida com um molho de lulas e camarões. O resultado foi simplesmente excelente.

A massa negra

A massa preparamos com a receita básica de um ovo para cada 100g de farinha de trigo. No caso, como a refeição era para três pessoas, usamos 300g de farinha e três ovos. Adicionamos na mistura dois envelopinhos de tinta de lula. Foram diluídos em um pouquinho de água (o que ajuda a impregnar a cor de forma mais parelha em toda a massa). Depois foi trabalhar a massa: primeiro na mão e depois na máquina onde ela foi aberta e cortada em forma de fettuccine.

O molho

O molho precisa ser bem básico para ressaltar seus ingredientes. Usamos três lulas médias cortadas em anéis e cerca de 500g de camarões graúdos descascados.

Primeiro refogamos meia cebola roxa (era uma cebola grande) em azeite de oliva. Logo, entramos com os camarões e, em seguida, com as lulas. Temperamos com uma mistura de sal, pimentas branca, preta e rosa e alho desidratado; tudo socado num pilão. Juntamos algumas folhas de manjericão fresco e meia lata de tomates pelados triturados. Pronto. O cozimento não pode levar mais de dois ou três minutos sob pena dos camarões e lulas ficarem “borrachudos”.

A massa fresca é cozida em água e sal por muito pouco tempo, quando ficou no ponto foi escorrida e acrescentada ao molho. Lascas de queijo parmesão deram o toque final.

Resultado: Um espetáculo com visual surpreendente e intenso perfume do mar.

massa fresca tinta de lula

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui