Tender caramelado com molho de laranja e pimenta rosa

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Depois do natal o preço de alguns produtos simplesmente despenca. E encontrei uma promoção de tender de frango a módicos R$ 10,00. Tá certo que não é nenhum presunto espanhol, mas dá para inventar alguma coisa interessante.

Preparar o tender é a coisa mais fácil do mundo. Num potinho misturei um pouco de mel com azeite de oliva, mexi bem e pincelei sobre o tender. Antes fiz os tradicionais cortes em losangos, mas não espetei cravos porque não gosto. Quando o tender estava há 20 minutos no forno de médio para forte, dei mais uma pincelada da mistura. Mais 20 minutos no calor e pronto.  Antes que esqueça, para o tender parar “em pé” tirei uma tampinha para assentá-lo na assadeira.

O molho

Como o mel ficou bem marcado na crosta do tender, achei que o molho deveria ser um pouco ácido. Investi num molho de laranja perfumado com pimenta rosa.

Primeiro piquei meia cebola roxa micrometricamente e deixei-a amolecer na panela com manteiga e um pouco de azeite de oliva. Acrescentei duas colheres e meia de farinha de trigo e deixei incorporar. Quando se formou um “pirão” retirei do fogo e fui acrescentando aos pouco algo em torno de meio litro de suco de laranja bem fresquinho, mexendo sempre. Voltei ao fogo sem parar de mexer a acrescentei uma dose generosa de vodka.

Para temperar foi sal e a grande estrela do molho: a pimenta rosa. Um pouco da pimenta eu coloquei amassada rapidamente no pilão, e mais um tanto inteiras para salpicar de vermelho o molho amarelo. Em fogo bem baixo deixei reduzir um pouco o molho e lá se foi ele cobrir as fatias finas do tender. Uma chuva de salsinha picada contribuiu com o visual e o perfume.

O adocicado do tender caramelado contrastou com a delicada acidez do molho, que ganha potência quando se mastiga uma pimentinha (a pimenta rosa não tem ardor).  Acompanhamos com um frugal arroz branco.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*