Sanduíche de pão folha com atum fresco

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

É muito diferente comer atum fresco. Nad contra quem recorre aos enlatados, mas a carne vermelha e intensa do atum fresco é singular em sabor e textura. Com um pedaço de filet adquirido numa boa peixaria preparamos um sanduíche com pão folha integral, praticamente um beirute, que ficou sensacional.

A primeira preocupação foi preparar o peixe. Cortei em dois cubos e temperei com sal, pimenta moída e molho shoyu. E levei para a frigideira com um pouco de óleo de gergelim. O ponto do atum é “quase cru”, mantendo o centro bem vermelho mesmo. Caso contrário ele se desmancha, fica esfarelado e perde a textura e o sabor que lembra o frescor do mar.

Para a base do sanduíche fiz uma pasta com cenoura ralada miúda, cebola em rodela (previamente escaldada, para perder o travor) e um pouco de maionese.

Para montar, sobre uma “folha” de pão aquecida na frigideira, coloquei a base de maionese e fatias do atum e, por cima, algace coratada em tirinhas e metades de três tomates cereja. Sobre tudo, mais uma fatio do pão aquecido. O acabamento foi com um fio de azeite e uma pitada de flor de sal.

 

One Comment

  1. Maravilhoso! Adoro atum fresco e esse “sanduba” deve ter ficado bom demaaaais! Beijos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*