Mini tortinhas de geleia de pitanga

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Telefonema matinal da minha querida amiga @ana_luckman: “tenho um presente pra ti. Posso passar pra te entregar?”

E que presente! Chegou ela com um pote de pitangas congeladas colhidas no seu quintal. Uma mais linda que a outra.

Claro que foram devidamente acolhidas, pelo sabor, que eu adoro, e pela beleza.

Levei uns dias pensando  sobre o que elas virariam. Queria algo simples  e que não interferisse no sabor da fruta. Outra dúvida foi como aconteceria o processo de descongelamento…

Esse foi o primeiro passo. Tirei as frutinhas do congelador e deixei que fossem perdendo o gelo aos poucos.  Ao natural. Processo bem lento, mesmo com o calor

Por conta disso foi bem fácil de tirar o caroço. Resolvi fazer uma geleia de pitanga para incrementar uma mini tortinha, quase um biscoito. Queria um berço para a geleia sem nenhum sabor forte disputando, apenas uma base.

Para fazer o doce usei pouco mais de uma xícara de pitanga, com todo o seu suco e 1/2 xícara de açúcar. Levei ao fogo e deixei fervendo até reduzir e ficar consistente.

Para as tortinhas usei  1 ½ xícara de amido de milho, 1 ½ xícara de farinha de trigo, 5 colheres de açúcar, 1 xícara de manteiga, 2 gemas, ½ xícara de leite. Para o recheio aproximadamente 100 g de geleia.

Para fazer não poderia ser mais prático. Misturei todos os ingredientes, menos a geleia.  Fica uma massa homogênea. Fiz bolinhas e apertei no centro fazendo uma cavidade e coloquei numa assadeira grande. Por fim coloquei a geleia e levei ao forno pré-aquecido até dourarem.

As tortinhas ficaram lindas e com todo o perfume da pitanga.

Ana, querida. Muito obrigada pelo presente.

 

2 Comments

  1. Pois disponha! Sabe que secretamente, enquanto eu as levava no carro, imaginei que elas seriam transformadas em geleia?

    Para a próxima, vamos nos organizar para que elas cheguem ainda frescas para ti. As pitangas são super delicadas e amadurecem rápido demais – acho que é por isso que nunca vi pitanga em feira. Que bom que o congelamento não comprometeu a qualidade…

    beijo!

  2. Pingback: Tweets that mention Mini tortinhas de geleia de pitanga | -- Topsy.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*