Biscoitinhos da primavera (com gengibre)

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

A primavera começou, e ontem fomos brindados pela generosidade da Ana Paula Luckman  (@ana_luckman) que compartilhou no seu blog Certezas Biodegradáveis uma bela “saudação à primavera”, texto da Cecília Meireles. O texto é lindo, vale conferir. Vai um trechinho só para dar água na boca.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.”

A terra já começou a se enfeitar, mas o sol se recusou a sair e a lua cheia ficou lá por traz das nuvens a nos olhar aqui em Floripa.

Foi um dia chuvoso, friozinho… Ideal para fazer um biscoito primaveril.  Adaptei minha receita básica de biscoito para fazer uma versão com gengibre. Serão os biscoitinhos de uma sobremesa que servirei com frutas vermelhas e licor, logo mais, num encontro de amigas.

A receita inicial apareceu numa revista Cláudia Cozinha, de 2006. Lá as delícias ganham o nome de ShortCake. Mas simplifiquei, chamando de Biscoito de Nata, o que para mim é uma receita básica para um bom biscoito amanteigado.

Para os biscoitos

– 2 xícaras (rasas) de farinha de trigo

– 5 colheres de sopa de açúcar

-1 colher fermento pó

– 1 pitada de sal

–  ¼ xícara de manteiga gelada

– ¾ de xícara de creme de leite fresco gelado

– 1 colherinha de gengibre ralada (pode ser amêndoa, castanha…).

Pré aqueça o forno a 180º C. Misture os ingredientes secos: a farinha com o açúcar, o fermento, o sal e o gengibre. Misture tudo. Pode ser no processador, eu gosto de mexer com a mão mesmo. Acrescente a manteiga e misture até fazer uma farofa. Acrescente o creme de leite e mexa até ficar uma massa consistente. Polvilhe farinha e abra a massa com um rolo e corte os biscoitos no formato que quiser. Na falta de um cortador de biscoito, a borda de um copo não deixa o serviço mal feito. Aí é colocar na forma para assar. Cuidado que é muito rápido.

Depois, chame os amigos pra compartilhar ou levar de presente: fino mimo!

 

8 Comments

  1. Bem, a corrente de generosidade começou com a querida Marta Scherer, que mandou o texto de Cecília por e-mail…

    E a propósito, que delícia esses biscoitinhos de nata com um café expresso… hmmm…
    beijos!

  2. Tou lambendo os beijos, mas faço não: daí comerei tudo e engordarei meio quilo…
    bj

  3. Ei casal,
    que delícia o blog. Adorei a ideia. Agora que passo os dias em casa embalando Gregório, tudo o que quero é receita saborosa e prática. E a cara do blog tb está muito boa.
    bjs

  4. São 21:43 e os biscoitinhos estão começando a cheirar muito, mas muito bem ali no forno. Marina colocou a mão na massa também. Podem chegar, vou passar um cafezinho pra nós…
    Obrigado por compartilhar a receita!

  5. Fátima Silva says:

    Estava lá! Não só vi como provei o biscoito primaveril com frutas vermelhas. Depois disso, a primavera chegou pra mim!! Beijos, meus queridos Gastão e Soninha.

  6. ai, gente, esse blog tá me deixando com vontade de fazer bolo de fubá. nada mal pra um sábado meio cinza, não acham? =D

    beijo

  7. Acabo de saborear vcs e este blog, Soninha e Gastão. Tá hipermegaespecial!
    Além de ter saboareado o biscoito de nata com aqueles morangos – hum que felizarda!!!!!- e outras maravilhas regadas a vinho, compartilhamos papos, risos, ideias e outras tantas MICROcoisas ontem à noite… Valeu!!!!!
    Ah, quando precisarem de “provadora oficial” pros petiscos… sabem meu telefone… eheh
    PARABÉNS!!!!!
    Abração

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*